-
Between reality and deception: the anamorphosis in visual communication||Entre la realidad y el engaño: las anamorfoses en la comunicación visual||Entre a realidade e o engano: as anamorfoses na comunicação visual
- Voltar
Metadados
Descrição
This article aims to reflect on the use of anamorphosis in the context of the graphic and visual communication by presenting a brief evolution of anamorphosis in visual communication, from its origin to the present time, through the analysis of historical and contemporary examples of anamorphic representations used in art and design. This is a reflection on the potential of the mechanism of anamorphosis as a vehicle of visual communication based on perceptive game between reality and deception. Thus, we propose the possibility of this perceptual mechanism to fit in a more comprehensive history, the history of visuality.Key Words: Anamorphosis, design, visual communication||Este artigo tiene en vista reflexionar acerca de la utilización de las anamorfoses en el contexto de la comunicación gráfica y visual, empezando por presentar una breve evolución de la anamorfose en la comunicación visual, desde su origen asta la actualidad, a traves de la análise de algunos exemplos históricos y contemporâneos de representaciones anamórficas utilizadas en la arte y diseño. Es una reflexión acerca de las potencialidades del mecanismo de la anamorfose enquanto medio de comunicación visual basada en el juego perceptivo entre la realidad y el engaño. De esta manera, se propone la possibilidad de encaje de tal mecanismo en una historia mas amplia, la historia de la visualidad.Palabras clave: Anamorfose, diseño, comunicación visual||O presente artigo visa refletir sobre a utilização das anamorfoses no contexto da comunicação gráfica e visual começando por apresentar uma breve evolução da anamorfose na comunicação visual, desde a sua origem até à atualidade, através da análise de alguns exemplos históricos e contemporâneos de representações anamórficas utilizadas na arte e no design. Trata-se de uma reflexão sobre as potencialidades do mecanismo da anamorfose enquanto veículo de comunicação visual baseada no jogo perceptivo entre a realidade e o engano. Desta forma, propõem-se a possibilidade deste mecanismo perceptivo se enquadrar numa história mais abrangente, a história da visualidade.Palavras-chave: Anamorfose, design, comunicação visual
ISSN
1679-6748
Periódico
Autor
Ferreira (Universidade de Lisboa, Portugal), Helena
Data
5 de setembro de 2016
Formato
Identificador
https://www.revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/33969 | 10.5216/vis.v14i1.33969
Idioma
Fonte
Visualidades; Vol. 14 No. 1 (2016): Dossiê: Encontros com Imagens, Pesquisa e Educação | Visualidades; Vol. 14 Núm. 1 (2016): Dossiê: Encontros com Imagens, Pesquisa e Educação | Visualidades; v. 14 n. 1 (2016): Dossiê: Encontros com Imagens, Pesquisa e Educação | 2317-6784
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion