-
Between the national and the regional: a reflection on the importance of the spatial cuttings in the research and in the history teaching||Entre o nacional e o regional: uma reflexão sobre a importância dos recortes espaciais na pesquisa e no ensino da História
- Voltar
Metadados
Descrição
When proposing the discussion of any problem, teaching or researching, the historian always makes a spatial cutting which judges to be the most appropriate to understand the object in study. That is a crucial problem for any historian, but still more evident for those who study or live in areas considered as peripheral, like Pará, since the History taken as “national” frequently ignores or relegates to the second plan the events happened at those places. Starting from research examples about the history of Grão-Pará during the independence and the Empire of Brazil, this article intends to contemplate about four main points: 1) the spatial cutting is a methodological subject and, as such, it reflects the vision of the historian professor/researcher; 2) the potential of the study and teaching on peripheral areas to problematize the main national issues; 3) the need to problematize the local events in wider contexts; 4) the different senses of the “regional History” in São Paulo and in Pará.||Ao propor a discussão de qualquer problema, seja ao ensinar ou pesquisar, o historiador sempre faz um recorte espacial que julga ser o mais adequado para compreender o objeto em estudo. Esse é um problema crucial para qualquer historiador, mas ainda mais evidente para aqueles que estudam ou vivem em regiões consideradas como periféricas, como o Pará, já que a história tida como “nacional” frequentemente ignora ou relega ao segundo plano os eventos ocorridos nesses locais. Partindo de exemplos de pesquisa sobre a história do Grão-Pará durante a independência e o Império do Brasil, esse artigo pretende refletir sobre quatro pontos principais: 1) O recorte espacial é uma questão metodológica e, como tal, reflete a visão de mundo do historiador professor / pesquisador; 2) O potencial do estudo e ensino sobre regiões periféricas para problematizar as grandes questões nacionais; 3) A necessidade de problematizar os eventos locais dentro de contextos mais amplos; 4) Os diferentes sentidos da “história regional” em São Paulo e no Pará.
ISSN
1983-201X
Periódico
Abrangência
História do Brasil | século XIX | Documentação arquivística
Autor
Machado, André Roberto de Arruda
Data
9 de outubro de 2017
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/61317 | 10.22456/1983-201X.61317
Idioma
Editor
Relação
https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/61317/44016 | /*ref*/ALENCASTRO, Luiz Felipe de. Desagravo de Pernambuco e glória do Brasil. A obra de Evaldo Cabral de Mello. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz (Org.). Leituras críticas sobre Evaldo Cabral de Mello. Belo Horizonte; São Paulo: UFMG; Perseu Abramo, 2008. | /*ref*/______. Le commerce des vivants: traite d´esclaves et “Pax Lusitana” dans l’Atlantique Sud. Doutorado, Paris: Université de Paris X, 1985-1986. | /*ref*/______. O Trato dos Viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Cia das Letras, 2000. | /*ref*/ASSUNÇÃO, Mattias Röhrig. Miguel Bruce e os “horrores da anarquia no Maranhão, 1822-27. In: JANCSŁ, István (Org.). Independência: história e historiografia. São Paulo: Hucitec; Fapesp, 2005. | /*ref*/BARATA, Manuel. Formação histórica do Pará. Belém: UFPA, 1973. | /*ref*/BERBEL, Márcia Regina. A retórica da colonização. In: JANCSŁ, István (Org.). Independência: história e historiografia. São Paulo: Hucitec/Fapesp, 2005. | /*ref*/BERNARDES, Dênis Antonio de Mendonça. O Patriotismo Constitucional: Pernambuco, 1820-22. São Paulo: Hucitec/Fapesp; UFPE, 2006. | /*ref*/______. Pernambuco e o Império (1822-24): sem constituição soberana não há união. In: JANCSÓ, István (Org.). Brasil: formação do Estado e da Nação. São Paulo; Ijuí: Hucitec/Fapesp; Unijuí, 2003. | /*ref*/BITTENCOURT, Circe Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 3. ed., São Paulo: Cortez, 2009. | /*ref*/______. Livros didáticos de história: práticas e formação docente. In: ENDIPE, 15., Belo Horizonte. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: currículo, ensino de educação física, ensino de geografia, ensino de história, escola, família e comunidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. | /*ref*/______. Propostas curriculares de História: continuidades e transformações. In: BARRETO, Elba Siqueira de Sá (Org.). Os currículos do Ensino Fundamental para as escolas brasileiras. São Paulo: Fundação Carlos Chagas e Campinas: Autores Associados, 1998. | /*ref*/BOXER, Charles R. Salvador de Sá e a luta pelo Brasil e Angola: 1602-1686. São Paulo: Editora Nacional; Edusp, 1973. | /*ref*/CARVALHO, José Murilo de. A Construção da Ordem / Teatro das Sombras. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011. | /*ref*/CHIARAMONTE, José Carlos. Formas de identidad en el Rio de la Plata luego de 1810. Boletín del Instituto de Historia Argentina y Americana Dr. E. Ravignani. Terceira série, n. 1, 1. sem. de 1989. | /*ref*/CIAMPI, Helenice et al. O Currículo Bandeirante: a proposta curricular de história no estado de São Paulo, 2008. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 29, n. 58, p. 361-382, 2009. | /*ref*/CLEARY, David. Lost Altogether to the Civilised World: Race and Cabanagem in Northern Brazil, 1750 to 1850. Comparative Studies in Society and History, v. 40, n. 1, 1988. | /*ref*/COELHO, Geraldo Mártires. Ação e reação na província do Pará: o conflito políticosocial de 1823. Niterói: UFF, 1978. Dissertação de mestrado. | /*ref*/______. Anarquistas, Demagogos e Dissidentes: a imprensa liberal no Pará de 1822. Belém: CEJUP, 1993. | /*ref*/COELHO, Mauro Cezar. Do sertão para o mar: um estudo sobre a experiência portuguesa na América a partir da Colônia. O caso do Diretório dos Índios (1751-98). São Paulo: USP, 2005. Tese de doutoramento. | /*ref*/COSTA, Wilma Peres. A independência na historiografia brasileira. In: JANCSÓ, István. Independência: história e historiografia. São Paulo: Hucitec/Fapesp, 2005. | /*ref*/DOLHNIKOFF, Miriam. O pacto imperial: origens do federalismo no Brasil. São Paulo: Globo, 2007. | /*ref*/______. Representação na monarquia brasileira. Almanack Braziliense, São Paulo, n. 9, maio 2009. Disponível em: www.almanack.usp.br. | /*ref*/DOMINGUES, Ângela. Quando os índios eram vassalos: colonização e relações de poder no norte do Brasil na segunda metade do XVIII. Lisboa: Comissão Nacional para a comemoração dos descobrimentos Portugueses, 2000. | /*ref*/DONGHI, Tulio Halperín. História de América Latina. Reforma y Disolución de Los Impérios Ibéricos (1750-1850). v. 3. Madri: Alianza Editorial, 1985. | /*ref*/FRAGOSO, João; BICALHO, Maria Fernanda; GOUVEIA, Maria de Fátima (Org.). O Antigo Regime nos Trópicos: dinâmica imperial portuguesa (séculos XVI--XVIII). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. | /*ref*/FREIRE, Ribamar Bessa. Rio Babel: a história das línguas na Amazônia. Rio de Janeiro: Atlântica, 2004. | /*ref*/GREGÓRIO, Vitor Marcos. Uma face de Jano: a navegação do rio Amazonas e a formação do Estado brasileiro (1838-1867). São Paulo: Anablume, 2012. | /*ref*/HARRIS, Mark. Rebellion on the Amazon: the Cabanagem, Race, and popular culture in the North of Brazil, 1798-1840. New York: Cambridge University Press, 2010. | /*ref*/HOLANDA, Sérgio Buarque de. O Poder Pessoal. In: . (Dir.). História Geral da Civilização Brasileira. t. II: O Brasil Monárquico. v. 5: do Império à República. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. | /*ref*/JANCSÓ, István (Org.). Brasil: formação do Estado e da Nação. São Paulo: Fapesp/Hucitec; Unijuí, 2003. | /*ref*/______. Independência: história e historiografia. São Paulo: Hucitec/Fapesp, 2005. | /*ref*/JANCSÓ, István; PIMENTA, João Paulo G. Peças de um mosaico ou apontamentos para o estudo da emergência da identidade nacional brasileira. IN: MOTA, Carlos Guilherme (Org.). Viagem Incompleta: a experiência brasileira (1500-2000). Formação: Histórias. São Paulo: Editora Senac, 2000. KRAAY, Hendrik. A Invenção do Sete de Setembro, 1822-1831. Almanack Braziliense, São Paulo, n. 11, p. 52-61, maio 2010. Disponível em: www.almanack.usp.br. | /*ref*/______. Em outra cosia não falavam pardos, cabras e crioulos. O “recrutamento” de escravos na guerra de independência da Bahia (1822-23). Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 22, n. 43, 2002. | /*ref*/MACHADO, André Roberto de A. A quebra da mola real das sociedades: a crise política do Antigo Regime Português na província do Grão-Pará (1821-25). São Paulo: Hucitec/Fapesp, 2010. | /*ref*/______. Apontamentos para o estudo da reinvenção do Estado no Grão-Pará: 1823-25. In: COSTA, Wilma Peres; OLIVEIRA, Cecília Helena de Salles. De um império ao outro: formação do Brasil, séculos XVIII e XIX. São Paulo: Hucitec/Fapesp, 2007. | /*ref*/______. As esquadras imaginárias. No extremo-norte, episódios do longo processo de independência do Brasil. In: JANCSÓ, István (Org.). Independência: história e historiografia. São Paulo: Hucitec/Fapesp, 2005. | /*ref*/______. As “reformas em sentido federal”. A atuação dos representantes do Grão-Pará no Parlamento e as expectativas na província em torno do Ato Adicional. Revista Estudos Amazônicos, v. 4, n. 1, 2009 (A). | /*ref*/______. O Fiel da Balança: o papel do parlamento brasileiro nos desdobramentos do golpe de 1831 no Grão-Pará. Revista de História (USP), São Paulo, n. 164, 2011. | /*ref*/______. Redesenhando Caminhos. O papel dos representantes do Grão-Pará na primeira legislatura do Império do Brasil (1826-1829). Almanack Braziliense, São Paulo, n. 10, nov. 2009. Disponível em: www.almanack.usp.br. | /*ref*/MATTOS, Claudia Valladão de. Da Palavra à Imagem: sobre o programa decorativo de Affonso Taunay para o Museu Paulista. Anais do Museu Paulista. São Paulo. v. 6/7, p. 123-145 (1998-1999). Editado em 2003. | /*ref*/MATTOS, Regiane Augusto de. História e cultura afro-brasileira. São Paulo: Contexto, 2007. | /*ref*/MELLO, Evaldo Cabral de. A outra independência: o federalismo pernambucano de 1817 a 1824. São Paulo: Editora 34, 2004. | /*ref*/MENESES, Ulpiano B. Museus Históricos: da celebração à consciência histórica. In: MUSEU PAULISTA (Org.). Como explorar um Museu Histórico. São Paulo: USP, 1992. | /*ref*/______. Para que serve um museu histórico? In: MUSEU PAULISTA (Org.). Como explorar um Museu Histórico. São Paulo: USP, 1992. | /*ref*/______. O Salão Nobre do Museu Paulista e o teatro da História. In: MUSEU PAULISTA (Org.). Como explorar um Museu Histórico. São Paulo: USP, 1992. | /*ref*/MONTEIRO, John Manuel. Os Negros da Terra: índios e bandeirantes nas origens de São Paulo. São Paulo: Cia das Letras, 1994. | /*ref*/MONTEIRO, Nuno Gonçalo F. Trajetos sociais e governo das conquistas: notas preliminares sobre os vice-reis e governadores-gerais do Brasil e da Índia nos séculos XVII e XVIII. In: FRAGOSO, João; BICALHO, Maria Fernanda; GOUVEIA, Maria de Fátima (Org.). O Antigo Regime nos Trópicos: dinâmica imperial portuguesa (séculos XVI-XVIII). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. | /*ref*/MOREIRA NETO, Carlos de Araújo. Índios da Amazônia, de maioria à minoria. 1750-1850. Petrópolis: Vozes, 1988. | /*ref*/NOVAIS, Fernando A. (Dir.). História da vida privada no Brasil. Cotidiano e vida privada na América portuguesa. v. 1. São Paulo: Cia das Letras, 1997. | /*ref*/______. Portugal e Brasil na Crise do Antigo Sistema Colonial (1777-1808). 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1995. | /*ref*/NOVAIS, Fernando; FALCON, Francisco C. A extinção da escravatura africana em Portugal no quadro da política pombalina. In: NOVAIS, Fernando. Aproximações: estudos de história e historiografia. São Paulo: Cosac Naif, 2005. | /*ref*/OLIVEIRA, Cecília Helena de Salles. O Museu Paulista da USP e a memória da independência. Caderno CEDES, Campinas, v. 22, n. 58, p. 65-80, dez. 2002. | /*ref*/OLIVEIRA, Cecília Helena de Salles; MATTOS, Cláudia Valadão (Org.). O Brado do Ipiranga. São Paulo: Edusp/Museu Paulista/Imprensa Oficial, 1999. | /*ref*/PAIVA, Odair da Cruz. Migrar: experiências, memórias e identidades. Análise da exposição de longa duração do Museu da Imigração do Estado de São Paulo. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA (ANPUH), 28., Florianópolis. Anais... Florianópolis: ANPUH, 2015. Disponível em: http://www.snh2015.anpuh.org/site/anaiscomplementares. Acesso em: 12 nov. 2015. | /*ref*/PEREIRA, Vantuil. Ao Soberano Congresso: os direitos do cidadão na formação do Estado Imperial Brasileiro (1822-31). São Paulo: Alameda, 2010. | /*ref*/PESAVENTO, Sandra Jatahy. História Regional e transformação social. In: SILVA, Marcos A. (Org.). República em migalhas: história regional e local. São Paulo: Marco Zero, 1990. | /*ref*/PIMENTA, João Paulo G. Estado e nação no fim dos impérios ibéricos no Prata (1808- 28). São Paulo: Hucitec/Fapesp, 2002. | /*ref*/PRADO JR., Caio. Evolução política do Brasil e outros estudos. 9. ed. São Paulo: Brasiliense, 1975. | /*ref*/______. Formação do Brasil Contemporâneo (Colônia). São Paulo: Brasiliense, 1972. | /*ref*/RAIOL, Domingos Antonio. Motins Políticos ou História dos Principais Acontecimentos Políticos da Província do Pará desde o ano de 1821 até 1835. Belém: UFPA, 1970. 3 v. | /*ref*/RODRIGUES, José Honório. A Assembleia Constituinte de 1823. Petrópolis: Vozes, 1974. | /*ref*/ROQUE, Carlos. História Geral de Belém e do Grão-Pará. Belém: Distribel, 2001. | /*ref*/SALLES, Vicente. Memorial da Cabanagem: esboço do pensamento político-revolucionário no Grão-Pará. Belém: CEJUP, 1992. | /*ref*/SAMPAIO, Patrícia Maria de Melo. Espelhos Partidos: etnia, legislação e desigualdade na colônia. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2012. | /*ref*/SANTOS, Raquel Dani Sobral. A Construção do estatuto de cidadão para os índios do Grão-Pará (1808-1822). São Paulo: USP, 2014. Dissertação de Mestrado. | /*ref*/SILVA, Marcos A. (Org.). República em migalhas: história regional e local. São Paulo: Marco Zero, 1990. | /*ref*/SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. | /*ref*/SILVEIRA, Rosa Maria Godoy. Região e História: Questão de Método. In: SILVA, Marcos A. (Org.). República em migalhas: história regional e local. São Paulo: Marco Zero, 1990. | /*ref*/SOARES, Eliane Cristina Lopes. Roceiros e vaqueiros na Ilha Grande de Joanes no período colonial. Belém: NAEA/UFPA, 2002. Dissertação de mestrado. | /*ref*/SOUZA JR., José Alves de. Constituição ou revolução: os projetos políticos para a emancipação do Grão-Pará e a atuação política de Filipe Patroni (1820-23). Campinas: Unicamp, 1997. Dissertação de mestrado. | /*ref*/SOUZA, Laura de Mello. O Sol e a Sombra: política e administração na América Portuguesa do século XVIII. São Paulo: Cia das Letras, 2006. | /*ref*/VARNHAGEN, Francisco Adolfo de. História da Independência do Brasil até o reconhecimento pela Antiga metrópole, compreendendo, separadamente, a dos sucessos ocorridos em algumas províncias até essa data. 3. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1957.
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Anos 90
Fonte
Anos 90; v. 24, n. 45 (2017); 293-319 | Anos 90; v. 24, n. 45 (2017); 293-319 | 1983-201X | 0104-236X
Assuntos
Methodology; Spatial cuttings; Grão-Pará | História | Metodologia; Recortes espaciais; Grão-Pará | História
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Pesquisa Histórica