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Binomy and strangeness in Noite na Taverna, by Álvares de Azevedo||Binomia e estranho em Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo
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Metadados
Descrição
The article discusses fantastic traits in Noite na taverna. The critical path adopted takes as a theoretical source Todorov's (2003) considerations and the presence of the Azevedian binomial as a constitutive element of the work. Based on the concepts of sublime in Longino (2020) and grotesque in Hugo (1992) we will glimpse the presence of aesthetic elements of the fantastic stranger, according to Todorov (2003), in our corpus. We will avoid, in this study, to problematize the idea of Longino (2020) as to the effect of the extraordinary as a mark of the sublime, we prefer, in the organizational line of this article, to point to the idea of transcendence to the immediate real in relation to the imagetic, in the considerations of the Greek author, as a contact point between his reflection on the sublime and the classification made by Todorov (2003) in relation to the fantastic. As the main methodological path we comment on the corpus in order to approach stylistic and aesthetic elements in Álvares de Azevedo text that mobilize aspects such as grotesque, laughter and strangeness in search of the dialogue between the natural and the supernatural real understood as factors of construction of the fictional universe of fantastic character in Noite na taverna.||O artigo discute traços fantásticos na obra Noite na taverna, de Álvares de Azevedo. O percurso crítico adotado toma como fonte teórica as considerações de Todorov (2003) e a presença da binômia azevediana como elemento constitutivo da obra, bem como a presença do grotesco, conforme Hugo (1992) como elementos importantes na obra. Apoiados nos conceitos de sublime em Longino (2020) e grotesco em Hugo (1992) vislumbramos a presença de elementos estéticos do fantástico estranho, conforme Todorov (2003), em nosso corpus. Evitaremos, neste estudo, problematizar a ideia de Longino (2020) quanto ao efeito do extraordinário como marca do sublime, preferimos, na linha organizacional deste artigo, apontar para a ideia de transcendência ao real imediato em relação ao imagético, nas considerações do autor grego, como ponto de contato entre sua reflexão sobre o sublime e a classificação feita por Todorov (2003) em relação ao fantástico. Como principal percurso metodológico comentamos o corpus de forma a abordar elementos estilísticos e estéticos no texto de Álvares de Azevedo que mobilizam aspectos como o grotesco, o riso e o estranho em busca do diálogo entre real natural e o sobrenatural entendidos como fatores de construção do universo ficcional de caráter fantástico em Noite na taverna.
ISSN
1516-1536
Periódico
Autor
Pereira, Danglei Castro
Data
3 de junho de 2021
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Danglei Castro Pereira | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista Graphos; v. 23 n. 1 (2021): O Fantástico e a (de)formação do riso; 28-41 | 1516-1536
Assuntos
Fantastic | Fiction | Grotesque | Sublime | Narrative | Fantástico | Ficção | Grotesco | Sublime | Narrativa
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion