-
Black feminism and the sublime feeling in performance Merci Beaucoup, Blanco!||O feminismo negro e a estética do sublime em Merci Beaucoup, Blanco!
- Voltar
Metadados
Descrição
This work presents a critic of the performance “Merci Beaucoup, Blanco!”, by Michelle Mattiuzzi, and the self-reflection on it published in the 32nd Biennial of São Paulo – “Uncertainty alive” (2016), entitled Written Performance Photography Experiment. To this end, we emphasize, besides the formal aspects of the performance event, aspects of the history of racist thought in Brazil and the official historiography concerning the black population in order to contextualize the feelings of pain and horror that permeate both the personal experience of the artist and her performance. Then, the elements of this performance that can incite feelings of pleasure in the observer are analyzed, such as the resistance of the black woman and her political representation in the field of art and culture. Finally, in order to conclude the possibilities for the fruition of the work in question, we take as reference, besides the artist's text, certain constituent arguments of the concept of the feeling of the sublime, as presented by Edmund Burke, Immanuel Kant e Jean-François Lyotard.||O presente trabalho apresenta uma crítica à performance Merci beaucoup, Blanco!de Michelle Mattiuzzi e à sua auto reflexão sobre a mesma, publicada na 32ª Bienal de São Paulo - Incerteza Viva (2016), intitulada Escrito experimento fotografia performance. Trata-se de uma análise sobre a forma como essa performance e tais escritos promovem o embate ao racismo e à discriminação por gênero e classe social, de modo a suscitar sentimentos contraditórios de choque, horror e comprazimento no seu espectador; análogos ao sentimento do sublime. Para tanto, destacam-se aspectos da história do pensamento racista no Brasil e da historiografia oficial relativa à população negra a fim de contextualizar os sentimentos de dor e horror, que permeiam tanto a experiência pessoal da artista quanto a sua representação performática. Em seguida, consideram-se as características dessa performance, que podem incitar sentimentos de prazer na observadora e no observador, como a resistência da mulher negra e a sua representação política no campo da arte e da cultura. E por fim, com intuito de concluir as possibilidades de fruição da obra em questão, tomam-se como referência, além do texto da artista, certos argumentos constituintes do conceito do sentimento do sublime, conforme apresentados por Immanuel Kant e Jean-François Lyotard.
ISSN
1809-8274
Periódico
Autor
Lecci, Alice Lino
Data
18 de fevereiro de 2019
Identificador
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Artefilosofia | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Artefilosofia; v. 13 n. 25 (2018): Dossiê Hans Ulrich Gumbrecht; 148-168 | 2526-7892 | 1809-8274
Assuntos
Black art | Performance | Sublime | Racism | Art criticism. | arte negra | performance | sublime | racismo | crítica de arte.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion