Descrição
Este artigo tem como objetivo (re) contar uma das histórias que foi fruto de experiências que vivi e que foram (re) contadas na dissertação que escrevi no mestrado, a saber: o uso do blog para ensino e aprendizagem de inglês. Especificamente, pretendo apresentar e analisar algumas experiências pessoais relativas ao uso do blog em um curso de extensão sobre letramento digital de professores e, ainda, discutir sobre possibilidades-limitações de uso do gênero blog. Para desenvolver a presente investigação, adoto como perspectiva teórico-metodológica a Pesquisa Narrativa (CLANDININ; CONNELY, 1998, 2000, 2011; CONNELLY; CLANDININ, 1994, 2000 et al), em que a análise dos textos de campo é feita pela composição de sentidos (ELY; VINZ; DOWNING; ANZUL, 2001). Por meio das histórias narradas e analisadas neste artigo percebi o quanto uma experiência prática de uso do blog é importante para a compreensão do gênero em questão. Ademais, identifiquei que para gerenciar um blog os conhecimentos técnicos são importantes para lidar com questões técnicas, mas para utilizar e explorar as várias possibilidades que o gênero tem a oferecer, é necessário um letramento crítico que nos possibilite ressignificar as práticas sociais requeridas pelo gênero blog.Palavras-chave: Blog, Gêneros Digitais; Tecnologias Digitais no Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras; Pesquisa Narrativa.