Descrição
A partir de um diálogo entre as teorias do dispositivo cinematográfico e a psicanálise, propomos pensar as antinomias corpo/voz; visível/invisível; homem/máquina no filme Her (Ela, 2013), de Spike Jonze. Buscaremos investigar a correspondência entre corpo e voz na obra, ao problematizarmos a presença da voz e a ausência do corpo de Samantha no campo filmado. Uma nova dialética entre o visível e o invisível se estabelece em Her, fazendo com que imagem e voz funcionem sob outra economia. Interessa-nos, enfim, considerar a oposição homem/máquina no filme de Jonze, cujas fronteiras se indeterminam e se confundem, uma vez que amar deixa de ser uma capacidade exclusivamente humana.||This paper intends to reflect about the film Her (Spike Jonze, 2013), considering the antinomies body /voice; visible/invisible; human/machine. In a dialogue between the theories of cinematic device and psychoanalysis, we will try to demonstrate that the narrative of Her presents a complex correspondence between body and voice. Analyzing the dynamics between the presence of the voice and the absence of Samantha's body on the scene, we seek to discuss about the new economy of forces between image and voice that the film operates. Finally, we intend to focus on the indeterminate boundaries that separate human and machine, since love in Her ceases to be a genuine human ability.