-
Borges’ last detective story and what was in the labyrinth || O último conto policial de Borges e o que havia no labirinto
- Voltar
Metadados
Descrição
Este ensaio propõe duas hipóteses diferentes, conquanto relacionadas. Por um lado, sugere que o conto"Abenjacan, o Bokari, Morto em Seu Labirinto" foi escrito de modo que o papel do detetive deve estar a cargo do leitor. Esse é um modelo que o próprio Borges propusera no"Exame da obra de Herbert Quain". Sustento que a solução ofere cida ao final do conto é apenas hipotética e proponho uma possível solução alternativa. Por outro lado, situo tal conto no quadro mais geral da poética narrativa de Borges e de sua concepção do leitor. A idéia central é que tal poética deve ser vista como a invenção de um novo leitor, que surge da combinação de dois modelos de leitura fortes e em muitos sentidos opostos: aqueles proporcionados pelo texto sagrado, e pelo gênero policial. Sustento que esta combinação sem precedentes é uma das principais contribuições de Borges à renovação do conto como gênero, e que sua virtuosa execução naquele conto permite reavaliá-lo como uma peça central na sua narrativa. || This essay makes two different, though related claims. On the one hand, it suggests that Borges' detective story"Ibn Hakkan Al-Bokhari, Dead in his Labyrinth" was written in such a way that the role of the detective has to be played by the reader. This is a model Borges himself had proposed in"Examination of the Works of Herbert Quain." I claim that the solution at the end of the story is only provisional, and I propose a possible alternative solution. On the other hand, I place this story within the broader frame of Borges' narrative poetics and conception of the reader. I advance the idea that this poetics should be seen as the invention of a new reader, one that arises from the combination of two strong, and in many ways opposed, reading models: those provided by the sacred text and by detective fiction. I claim that this unprecedented combination is one of Borges' main contributions to the renewal of the short story as a literary genre, and that its virtuosic execution in this story leads us to reconsider it as a major piece in the body of Borges' narrative.
ISSN
2316-901X
Autor
Ruiz, Pablo M.
Data
1 de março de 2009
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/34631 | 10.11606/issn.2316-901X.v0i48p77-106
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
Fonte
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 48 (2009); 77-106 | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 48 (2009); 77-106 | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 48 (2009); 77-106 | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 48 (2009); 77-106 | 2316-901X | 0020-3874
Assuntos
Borges | literatura argentina | conto | gênero policial | modelos de leitura | Borges | Argentine literature | short story | detective fiction | reading models
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion