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Brasil/Portugal: possibilidade de uma escola justa e das artes de fazer o comum
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Metadados
Descrição
Alexis de Tocqueville enxergava, em meados do século XIX, a igualdade como a corrente irresistível que assolaria todas as sociedades modernas, libertando-as das antigas hierarquias aristocráticas. Em sua ótica liberal-individualista (embora ele mesmo tenha sido um aristocrata) que mirava os Estados Unidos e via naquela sociedade em particular a apoteose do associativismo igualitário, a diferenciação se daria entre as sociedades democráticas e livres ou democráticas e despóticas. Na escolha do regime político recairia a diferenciação e o tipo de sociedade a que se almeja, visto que a igualdade de condições como processo paulatino seria inescapável. A ideia democrática, no vocabulário tocquevilliano, aparece como sinônimo de igualdade de condições de saída (oportunidades) e livre associativismo, e serviria de esteio para as diversas tradições liberais que o sucederiam.
ISSN
1676-2592
Periódico
Autor
Dias Junior, Antonio Carlos
Data
11 de abril de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652123 | 10.20396/etd.v20i2.8652123
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
Fonte
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 2 (2018): Brasil/Portugal: possibilidade de uma escola justa e das artes de fazer o comum.; 298-300 | ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 2 (2018): Brasil/Portugal: possibilidade de uma escola justa e das artes de fazer o comum.; 298-300 | ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 2 (2018): Brasil/Portugal: possibilidade de uma escola justa e das artes de fazer o comum.; 298-300 | 1676-2592
Assuntos
Editorial. | Educação
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Editorial não avaliado pelos pares | Editorial