-
Brincadeira de criança e ciências por investigação na educação infantil
- Voltar
Metadados
Descrição
Neste trabalho é apresentado um recorte de uma dissertação de mestrado voltada para a investigação das possibilidades de aprendizagem de aspectos da cultura científica na Educação Infantil, a partir dos interesses próprios das crianças em suas brincadeiras. O material aqui apresentado compreende a análise de uma roda de conversa em que a professora propõe às crianças a realização de uma investigação, a partir de suas memórias, considerações e questionamentos sobre uma brincadeira muito comum entre elas: fazer bolinhas de sabão. Esta roda de conversa foi realizada na primeira etapa de uma sequência didática elaborada pela professora a partir da observação das ações e enunciações das crianças durante uma brincadeira por elas selecionada em uma aula de artes. A partir dos diversos questionamentos emergentes desta atividade é possível verificar e desmistificar conceitos e preconceitos sobre a infância, o pensamento e a linguagem infantil e sua capacidade de resolução de problemas. A partir da teoria de desenvolvimento de Lev Vygotsky e por meio da identificação de indícios de alfabetização científica e competência científicas nos relatos das crianças, o processo evidencia o potencial das brincadeiras infantis, assim como o importante papel mediador da professora, na introdução dos pequenos no universo das ciências e a importância de se estabelecer espaços dialógicos na Educação Infantil.
Palavras-Chave:
Educação Infantil; alfabetização científica; competências científicas; rodas de conversa.
ISSN
2172-5672
Periódico
Autor
Varone de Morais Capecchi, Maria Candida | de Lima Silva, Vera Maria | Coelho Barbosa, Orlando
Data
19 de abril de 2021
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Maria Candida Varone de Morais Capecchi, Vera Maria de Lima Silva, Orlando Coelho Barbosa | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Revista Trama Interdisciplinar; v. 11 n. 1 (2020): A infância e seus múltiplos lugares; 133 - 155 | 2177-5672
Assuntos
Educação Infantil; alfabetização científica; competências científicas; rodas de conversa.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion