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BULLYING OCCURRENCE IN PHYSICAL EDUCATION CLASSES OF A FEDERAL DISTRICT SCHOOL||OCURRENCIA DE BULLYING EN LAS CLASES DE EDUCACIÓN FÍSICA EN UNA ESCUELA DEL DISTRITO FEDERAL||OCORRÊNCIA DE BULLYING NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA DO DISTRITO FEDERAL
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Metadados
Descrição
Bullying refers to the use of physical, intellectual or economic superiority to humiliate another person. This study aimed to investigate the existence and how bullying occurs in physical education classes in a Federal District School. For this, 140 students of the 7th and 8th grades of a school in the city of Guará – DF participated in the study. The students answered a questionnaire about the occurrence of abuse in physical education classes. Approximately 28.0% of the students have felt abused by a colleague. In this scenario, physical education classes can be used to promote activities that aim to integrate students, avoiding highlighting abilities and inabilities which can result in physical or verbal aggressions.Keywords: Bullying. Physical Education. School Violence.||Bullying es el uso de la superioridad física, intelectual o financiera para humillar a otra persona. El objetivo de este estudio fue investigar si y en qué forma el bullying se produce en las clases de educación física en una escuela del Distrito Federal. Para esto, 140 estudiantes de 7º y 8º grado de una escuela de Guará–DF participaron en el estudio. Ellos respondieron un cuestionario acerca de la ocurrencia de malos tratos en las clases de educación física. 28,0% de los estudiantes se han sentido maltratados por sus compañeros. En este sentido, las clases de educación física se pueden utilizar para promover actividades encaminadas a la integración de los alumnos, evitando poner de relievelas cualidades y defectos que podrían resultar en ataques a los demás, ya sea verbal o física. Palabras clave: Bullying. Educacíon Física en la Escuela. Violencia en la Escuela.||Introdução: o bullying representa o uso da superioridade física, intelectual ou financeira para humilhar, ridicularizar ou violentar, por meio de atitudes agressivas, outra pessoa. Objetivo: investigar a existência e sob que forma o bullying ocorre nas aulas de educação física em uma escola do Distrito Federal. Metodologia: participaram do estudo 140 alunos (79 meninos e 61 meninas) da 7ª e 8ª séries do ensino fundamental de uma escola da cidade do Guará – DF. Os participantes responderam a um questionário a respeito da ocorrência de maus tratos nas aulas de educação física. Resultados: Aproximadamente 28% dos alunos já se sentiram maltratados por colegas. Destes, 5,8% se defenderam, 4,1% imploraram para que os maus tratos fossem interrompidos, 2,9% choraram, 2,1% pediram ajuda a um adulto e 11,7% ignoraram os maus tratos. Além disso, 15,8% dos alunos maltratados contaram o ocorrido à outra pessoa e 12,2% não revelaram o episódio a ninguém. Em relação aos colegas das vítimas, 40,2% se solidarizaram, 16,0% tiveram medo que o fato ocorresse com ele próprio, 8,1% fingiram não ver o acontecido, 7,0% não sentiram nada e 1,6% se sentiram bem com o ocorrido. No que se refere à prática do bullying, 30,4% não sabem por que os colegas maltratam outros, 19,5% já ajudaram outros colegas com os maus tratos e 18,5% dos que já praticaram estes maus tratos agiram com ajuda de até oito amigos. Conclusão: o bullying esteve presente nas aulas de educação física dos alunos da escola em questão.
ISSN
1415-4676
Periódico
Autor
Bomfim, Daiane Lopes | Campbell, Carmen Sílvia Grubert | de Moraes, José Fernando Vila Nova | Franco, Artur Martins | Cunha, Verusca Najara de Carvalho | de França, Nanci Maria | Ferreira, Sandra Mara Bessa
Data
6 de junho de 2012
Formato
Identificador
https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/12520 | 10.5216/rpp.v15i2.12520
Idioma
Fonte
Pensar a Prática; Vol. 15 No. 2 (2012) | Pensar a Prática; v. 15 n. 2 (2012) | 1980-6183 | 1415-4676
Assuntos
bullying | educação física escolar | violência na escola. | Escola
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | avaliado por pares | pesquisa qualitativa