Descrição
Esta pesquisa busca por uma nova metodologia para entender como animês influenciam os jovens através de processos narrativos, e análises de envolvimento com textos da TV e identificação com personagens da mídia, através de entrevistas com quatro jovens fãs do animê Naruto. Esses jovens demonstraram, por meio de histórias narradas por eles mesmos, encarnarem arquétipos representados por imagens em animês. Arquétipos de ruptura e quebra de paradigmas, de inovação e transgressão como o arquétipo do Herói são referência para a maioria deles, mas personagens caracterizados pela busca da manutenção do status-quo, por exemplo, também surgem como uma possível mudança de postura encontrada na juventude atual.||This research aims to develop a new methodology for understanding how anime in- fuences young people. Using the anime Naruto as object, case studies were conducted with four young people. Trough an analysis of the stories narrated by them about both their lives and Naruto, it was demonstrated that their main life patterns were grounded in archetypes represented by images in this anime. Although these young people referred to archetypes related to rupture and the breaking of paradigms, in- novation and transgression, such as those of the Hero, other characters such as those related to the maintenance of the status quo were also prominent in their narratives, suggesting a possible change in the posture of young people today.