Descrição
Este artigo investigou a produção dos álbuns fotográficos de José Juliani (1967), Peter Scheier (1953) e Armínio Kaiser (2008), de onde foram selecionadas imagens relativas à história da cidade de Londrina realizadas entre as décadas de 1930 e 1960. Orientado pela reflexão de Barthes, Sontag, Flusser e Samain sobre a fotografia, foi investigado os sentidos que as imagens imprimem ao tempo histórico, uma vez que os álbuns foram elaborados com o objetivo de testemunhar e fazer lembrar. Conforme suas intenções de leitura, foi identificado formas narrativas contidas nestes documentos: uma narrativa antiquária, que torna o passado incontestável; uma narrativa heroica, que conta a metamorfose do tempo; uma narrativa cômica, que vê no particular o geral. ||This paper inquired the production of photographic albums by José Juliani (1967), Peter Scheier (1953) and Armínio Kaiser (2008), from which were selected images related to the history of the city of Londrina between 1930s and 1960s. Guided by the reflection of Barthes, Sontag, Flusser and Samain on photography, the meanings that images gives to historical time were investigated, since the aim of the albums were to witness and to remember. According to their reading intentions, were identified narrative forms on these documents: an antiquarian narrative, which makes the past indisputable; a heroic narrative, which tells the metamorphosis of time; a comic narrative, which sees the general in the particular.