Descrição
The considerations result from an investigation that proposed to follow the process of local experience, defended in the master’s dissertation “Canjerê: uma performance cartográfica em patrimônio cultural, educação e af-ricanidades”, carried out by the Graduate Program in Education of the Universidade Federal de São Carlos (Brazil). The movement of this research considers the participatory inventory as a collaborative and purposeful process in the field of black cultural expressivities, weaving reflections on the social hostilities that affect the singularities of culture and memory centered on africanities and how the perspective of knowledge ecology can contribute to knowledge production, in a fair and balanced perspective of knowledge in the patrimonial field.||As considerações deste artigo resultam de uma investigação que se propôs acompanhar o processo de uma experiência local, defendida na dissertação de mestrado “Canjerê: uma performance cartográfica em patrimônio cultural, educação e africanidades”, realizada pelo Programa de Pós-Graduação Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. O movimento desta pesquisa considera o inventário participativo como um processo colaborativo e propositivo no campo das expressividades culturais negras, tecendo reflexões sobre as hostilidades sociais que afetam as singularidades de cultura e memória centradas nas africanidades e como a perspectiva da Ecologia de Saberes pode contribuir para a produção de conhecimentos, numa perspectiva justa e equilibrada de saberes no campo patrimonial.