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Cantoria Brasileira e Slam: poéticas da performance
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Metadados
Descrição
Este artigo propõe comparar dois gêneros poéticos orais, a cantoria e o slam, sob a ótica da performance, explorando suas semelhanças e diferenças. Com base em estudos da performance e em obras de referência sobre os dois gêneros, pensados como uma poética que se constitui como técnica, propõe-se considerar o empenho do corpo como objeto técnico (Mauss, 2003). Ressalta-se a relevância da improvisação na cantoria e o ineditismo da autoria no slam, ao passo que se procura realçar o caráter cênico dos dois atos poéticos marcados pela velocidade e a contundência no jogo. O texto aponta como resultado a constatação dessa analogia entre os dois gêneros baseada no caráter cênico da sua performance.
ISSN
2237-2660
Colaboradores
Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior | Universidade Federal do Ceará.
Autor
Souza, Tiago Barbosa | Kunz, Martine Suzanne
Data
12 de abril de 2021
Identificador
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2021 Revista Brasileira de Estudos da Presença
Fonte
Brazilian Journal on Presence Studies; v. 11, n. 2 (2021): Abr./Jun. 2021; 01-22 | Révue Brésilienne d'Études de la Présence; v. 11, n. 2 (2021): Abr./Jun. 2021; 01-22 | Révue Brésilienne d'Études de la Présence; v. 11, n. 2 (2021): Abr./Jun. 2021; 01-22 | Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 11, n. 2 (2021): Abr./Jun. 2021; 01-22 | 2237-2660
Assuntos
Literatura comparada; Performance. | Slam; Cantoria; Performance; Literatura Comparada; Corpo | Literatura comparada; Performance poética; Oralidade; Slam; Cantoria.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion