-
‘care’ in education: an analysis of the lipmanian perspective||el cuidado en la educación. análisis de la perspectiva lipmaniana||o ‘cuidado’ na educação: análise da perspectiva lipmaniana
- Voltar
Metadados
Descrição
The central theme about which this article deals with is “caring”. Departing from a presentation that brings up the problematic, we seek to suggest the amplitude and complexity of the theme in order to, afterwards, taking it closer to education, then arriving to the desired context for exploring the concepts presented: the caring thinking in Matthew Lipman. To the author, our intellectual tradition is gradually deepening that what is characteristic of critical thinking as a platform that moves away from what we designated as the emotional, the affective or the amount of manifestations of the human feelings. Lipman, being a radical adversary to this comprehension, proposes the concept of reasonableness, which implies the conjunction of critical, creative and caring thinking. It is about to the latter that our bibliographical investigation seeks to collect the information in order to elaborate some reflections which, according to our view, are important to the philosophical-educational field.||O tema central sobre o qual versa o presente trabalho é o “cuidado”. Partindo de uma apresentação que traz a problemática à baila, procuramos sugerir a amplitude e a complexidade do tema, para posteriormente, aproximarmos à educação chegando ao contexto desejado para explorarmos os conceitos apresentados: o pensamento cuidadoso em Matthew Lipman. Para o autor, nossa tradição intelectual vem gradativamente aprofundando o que é próprio do pensamento crítico enquanto instância que se distancia daquilo a que designamos como o emocional, o afetivo, ou o conjunto das manifestações dos sentimentos humanos. Lipman, se opondo radicalmente a essa compreensão, propõe o conceito de razoabilidade que implica na conjunção do pensamento crítico, criativo e cuidadoso. É sobre este último que a nossa investigação bibliográfica busca colher as informações, para realizar algumas reflexões, a nosso ver, importantes ao âmbito filosófico-educacional.||El tema central sobre el cual versa este trabajo es el "cuidado". Después de una presentación que introduce el tema en cuestión, sugerimos la amplitud y la complejidad de la cuestión para, más adelante, aproximarnos de la educación y llegar al contexto deseado para explorar los conceptos presentados: el pensamiento cuidadoso en Matthew Lipman. Para el autor, nuestra tradición intelectual ha profundizado progresivamente lo que es propio del pensamiento crítico en tanto instancia que se aleja de lo que es propio de aquello que designamos como emocional o afectivo, o el conjunto de las manifestaciones de las emociones humanas. Lipman, radicalmente opuesto a esta comprensión, propone el concepto de razonabilidad que implica la conjunción de pensamiento crítico, creativo y cuidadoso. Es sobre este último que nuestra investigación bibliográfica busca colectar informaciones, para hacer algunas reflexiones, en nuestra opinión, importantes para el ámbito filosóficoeducativo.
ISSN
1984-5987
Periódico
Autor
henning, leoni maria padilha
Data
20 de novembro de 2011
Formato
Idioma
Fonte
childhood & philosophy; Vol 7, No 14 (2011): july/dec.; 191-205 | childhood & philosophy; Vol 7, No 14 (2011): july/dec.; 191-205 | childhood & philosophy; Vol 7, No 14 (2011): july/dec.; 191-205 | 1984-5987
Assuntos
Filosofia e Educação; Filosofia para Crianças | cuidado – pensamento cuidadoso – Matthew Lipman
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion