-
Cartografando geografias de vida
- Voltar
Metadados
Descrição
O artigo está vinculado às pesquisas (auto)biográficas filiadas a uma perspectiva pós-crítica em Educação. O objetivo é a composição de um modo outrora denominado fictífico-cienticional de experimentar com a vida, utilizado em uma investigação com professores/as em formação inicial. O argumento proposto é que os/as professores/as, ao reinventarem as suas memórias e reconfigurarem o vivido por meio de uma estética de obra de arte, colaboram tanto para o borramento das fronteiras entre realidade e ficção, quanto para o soerguimento de uma forma artística de escrita de si. Operando metodologicamente com elementos da cartografia, tal modo se inspira em filmes de ficção-científica, bem como no encontro dos pesquisadores com a prática investigativa cartográfica elaborada por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Ao desenhar um mapa de geografias de vida, as memórias passam a ser compreendidas como territórios a serem explorados, relativizando o caráter potencialmente testamentário de quem se autobiografa. Concluímos que uma escrita de narrativas de si em uma dimensão artística nos faz chegar a três características: escrita como afecção (dos blocos de sensações), escrita como infecção (dos contágios que proliferam), escrita como ficção (dos possíveis que excedem o real).
ISSN
2525-426X
Autor
Gurgel, Evanilson | Maknamara, Marlécio
Data
31 de maio de 2021
Formato
Identificador
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9320 | 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p190-206
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Fonte
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 6 Núm. 17 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 190-206 | REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 6 No 17 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 190-206 | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 6 n. 17 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 190-206 | 2525-426X | 10.31892/rbpab2525-426X.v6.n17
Assuntos
Formação de Professores/as de Ciências | Pesquisa (auto)biográficas | Cartografias | Filosofias da Diferença
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion