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Cartografia Social como metodologia para formação de professores do campo: uma experiência a partir do Arquipélago do Bailique
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Metadados
Descrição
Este artigo tem como objetivo discutir a utilização da Cartografia Social como metodologia na Formação de Professores no projeto "Escola de Terra, Água e Floresta", desenvolvido pela Universidade Federal do Amapá. As categorias abordadas foram educação de campo, território, diversidade e heterogeneidade. O projeto consistiu em quatro etapas, abordando as áreas do conhecimento numa perspectiva interdisciplinar. As atividades foram realizadas em Vila Progresso, arquipélago de Bailique, área rural de Macapá/AP. A metodologia desenvolvida foi a análise da Cartografia Social (CS) realizada por meio do desenho de mapas representando os territórios, ilhas e comunidades. Os participantes são professores de várias séries do Ensino Fundamental I de cinco escolas municipais. Os resultados do presente estudo apontam a importância da CS como metodologia para a formação de professores do campo, das águas e das florestas numa perspectiva problematizadora e interdisciplinar que considera a identidade e os modos de vida ribeirinhos no percurso formativo.
Palavras-chave: Educação do Campo. Cartografia Social. Formação de Professores.
ISSN
2238-1279
Autor
Débora Mate Mendes; Universidade Federal do Amapá | Eliane Cabral da Silva; Universidade Federal do Amapá | Marlo dos Reis; Universidade Federal do Amapá
Data
30 de abril de 2020
Formato
Idioma
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 17, No 48 (2020); 362-382