-
Cartografias afetivas e mapas sobrepostos: notas sobre a poesia de Marília Garcia
- Voltar
Metadados
Descrição
O objetivo deste artigo é tecer algumas considerações acerca da poesia de Marília Garcia tomando como pretexto inicial a ideia de rizoma de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Especulando sobre a existência de dois aspectos na obra de Marília Garcia, a saber: cartografias afetivas e mapas sobrepostos, levantamos a hipótese de que sua obra pode ser vista como um “agenciamento maquínico” que se conecta com outros agenciamentos, ou seja, estabelecem conexões que não se ligam a nenhum centro, a nenhum enraizamento, constituindo um platô. Nesse sentido, o sujeito lírico não se anula, nem se apaga, mas retorna como um “cartógrafo” que devora paisagens afetivamente, absorvendo matéria de varia procedência. O resultado é um mapa com múltiplas faces, múltiplas entradas e saídas, cujo olhar do sujeito lírico arranca a si mesmo da lógica binária ou pivotante, trabalhando na multiplicidade do jogo interioridade/exterioridade. Dessa forma, todo e qualquer ponto pode ser um centro, ao mesmo tempo em que pode não o ser: tudo é passagem, mapa aberto, passageiro, “linhas de fuga”.
ISSN
1984-4018
Periódico
Autor
Coimbra, Rosicley Andrade
Data
10 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/12647 | 10.30612/raido.v14i36.12647
Idioma
Relação
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/12647/6726 | /*ref*/ALFERI, Pierre. Rumo à prosa. Trad. Masé Lemos e Paula Glenadel. Alea, Rio de Janeiro, vol. 15, n. 2, p. 423-427, jul./dez., 2013. | /*ref*/COLLOT, Michel. O sujeito lírico fora de si. Trad. Alberto Pucheu. Revista Terceira Margem, Rio de Janeiro, ano 9, n. 11, p. 165-177, 2004. | /*ref*/ALFERI, Pierre. Poesia, paisagem e sensação. Trad. Fernanda Coutinho. Revista de Letras, n. 34, vol. 1, jan./jun., p. 17-26, 2015. | /*ref*/ALFERI, Pierre. Rumo a uma geografia literária. Trad. Ida Alves. Niterói, n. 33, vol. 2, p. 17-31, 2012. | /*ref*/COMBE, Dominique. A referência desdobrada: o sujeito lírico entre a ficção e a autobiografia. Trad. Iside Mesquita e Vagner Camilo. Revista USP, São Paulo, n. 81, dez./fev., p. 112-128, 2009-2010. | /*ref*/DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. vol. 1. Trad. Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de janeiro: Ed. 34, 2011. | /*ref*/DELEUZE, Gilles. Espinoza e as três Éticas. In: ______. Crítica e clínica. Trad. Peter Pál Pelbart. Rio de janeiro: Ed. 34, 2011, p. 177-193. | /*ref*/DI LEONE, Luciana. Olhando a poeira: o método e a poesia de Marília Garcia. In: SCRAMIN, SUSANA et al. (Orgs.). O duplo estado da poesia: modernidade e contemporaneidade. São Paulo: Iluminuras, 2015, p. 125-134. | /*ref*/FREUD, Sigmund. Uma dificuldade da psicanálise [1917]. In: Obras completas. Volume 14. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010, p. 240-251. | /*ref*/GAGNEBIN, Jeanne Marie. O camponês de Paris: uma topografia espiritual. In: ______. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: Imago, 2005, p. 153-162. | /*ref*/GARCIA, Marília. 20 poemas para o seu walkman. São Paulo: Cosac & Naify, 2007. | /*ref*/GARCIA, Marília. Câmera lenta. São Paulo: Companhia das Letras, 2017. | /*ref*/GARCIA, Marília. Engano geográfico. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012. | /*ref*/GARCIA, Marília. Paris não tem centro. Rio de Janeiro: 7Letras, 2016. | /*ref*/GARCIA, Marília. Parque das ruínas. São Paulo: Luna Parque, 2018. | /*ref*/GARCIA, Marília. Um teste de resistores. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014. | /*ref*/GARCIA, Marília. Um teste de solidão: passagens em Emmanuel Hocquard. In: PEDROSA, Celia & ALVES, Ida (Orgs.). Subjetividades em devir: estudos de poesia moderna e contemporânea. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008, p. 239-247. | /*ref*/GARRAMUÑO, Florencia. A poesia contemporânea como confim. In: SCRAMIN, Susana et al. (Orgs.). Linhas de fuga: poesia, modernidade e contemporaneidade. São Paulo: Iluminuras, 2016, p. 11-17. | /*ref*/GARRAMUÑO, Florencia. Frutos estranhos: sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Trad. Carlos Nougué. Rio de Janeiro: Rocco, 2014. | /*ref*/LUDMER, Josefina. Literaturas pós-autônomas. Trad. Flávia Cera. Sopro, n. 20, jan., p. 1-4, 2010. | /*ref*/NANCY, Jean-Luc. À escuta. Trad. Fernanda Bernardo. Belo Horizonte: Edições Chão de Feira, 2014. | /*ref*/NANCY, Jean-Luc. Fazer, a poesia. Trad. Leticia Della Giacoma de França e Janaina Ravagnoni. Alea, Rio de Janeiro, vol. 15, n. 2, jul./dez., p. 414-422, 2013. | /*ref*/PAZ, Octavio. Signos em rotação. In: ______. O arco e a lira. Trad. Ari Roitman e Paulina Wacht. São Paulo: Cosac & Naify, 2012, p. 259-291. | /*ref*/PEREC, Georges. Aproximações do quê? Trad. Rodrigo Silva Ielpo. Alea, Rio de Janeiro, vol. 12, n. 1, jan./jun., p. 178-180, 2010. | /*ref*/RIVERA, Tania. O retorno do sujeito: sobre performance e corpo. In: ______. O avesso do imaginário. São Paulo: Cosac & Naify, 2013, p. 17-45. | /*ref*/ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina; Editora da UFRGS, 2011. | /*ref*/ROSENFELD, Anatol. Teoria dos gêneros. In: ______. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 2011, p. 13-36.
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Raído | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
Fonte
Raído; v. 14, n. 36 (2020); 493-519 | 1984-4018
Assuntos
Letras, Literatura, Literatura brasileira | Inespecificidade. Rizoma. Poesia contemporânea. Sujeito lírico. Multiplicidades.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion