Descrição
Uma das ideias centrais da obra de Clastres é a de que nas sociedades primitivas a violência desempenha um papel político de conjuração do Estado, constituindo-se, desta forma, na base de sua ordenação social. O artigo que se segue propõe uma aproximação de sua abordagem da violência no que concerne ao tema das questões de família, etnografadas no sertão de Pernambuco há cerca de 10 anos. Sem desconsiderar a distinção fundamental entre sociedades de Estado e contra o Estado, mas reconfigurando os termos desta oposição, propõe-se, sob inspiração de Clastres, que, ao se considerarem dimensões políticas da noção de regra e das relações conflituosas, logra-se evidenciar a concorrência de princípios múltiplos e antitéticos de ordenação social também nas chamadas sociedades complexas.||One of the central ideas of Pierre Clastres’s work is that in primitive societies violence plays the political role of conjuration of the State, becoming, in this sense, the foundation of its social ordination. The following article proposes an approximation of the author’s approach to the family matters, subject of ethnography in Pernambuco hinterland ten years ago. Inspired by Clastres and reconfiguring the terms of his opposition between societies with State and societies against the State, this paper aims to elucidate the simultaneity of both multiple and antithetical principles of social ordination not only in primitive societies, but also in the complexes ones.