-
CHALLENGES FOR SCHOOL ADMINISTRATORS TO ATTAIN OBJECTIVES AND INDEXES IN BASIC EDUCATION||OS DESAFIOS ENFRENTADOS POR GESTORES ESCOLARES PARA ALCANÇAR METAS E INDICADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
- Voltar
Metadados
Descrição
A bibliographic survey on academic productions, namely theses and dissertations, has been undertaken with regard to challenges faced by school administrators to meet aims and indexes in basic education. A review of the literature through a survey of theses and dissertations, published between 2005 and 2018, has been undertaken from databases of the Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) and Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), to analyze what has been researched on the theme. Current qualitative research showed that administrators have the function of leadership as a daily challenge. The articulation of time of the school board is required for the improvement of educational planning, engaging the family with the teaching and learning processes and teachers´ articulation for quality and students´ better performance. In other words, they have to make them understand that the school is co-responsible for the personal results of each student. The democratic administration proved to be the best way for school administration since it comprehends students, school board, family and community. ||Este estudo tem como objetivo geral fazer um levantamento bibliográfico das produções acadêmicas, em formato de teses ou dissertações, sobre os desafios enfrentados por gestores escolares no alcance de metas e indicadores da Educação Básica. Para tanto foi realizada uma revisão de literatura com levantamento de teses e dissertações, publicadas entre os anos de 2005 e 2018, na base de dados Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), trazendo subsídios para que se pudesse entender sobre o que já foi pesquisado sobre o tema. A pesquisa caracterizou-se como de abordagem qualitativa. Nesse sentido, ao final deste estudo constatamos que os gestores possuem como desafio diário a sua atuação como líder, sendo necessária articulação do tempo do corpo escolar para melhoria do planejamento educacional, a busca pelo engajamento da família no processo de ensino e aprendizagem e a articulação dos professores em busca da qualidade e da melhoria de desempenho dos alunos, fazendo-os entender que a escola é corresponsável pelos resultados pessoais de cada aluno. A gestão democrática foi evidenciada como um dos melhores caminhos a serem seguidos pelo gestor escolar, já que abrange a articulação com alunos, corpo escolar, família e comunidade.
ISSN
1518-1243
Periódico
Autor
Magni, Leticia Viana | Camargo, Yasmin Natacha
Data
29 de junho de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/article/view/8532 | 10.17765/1518-1243.2020v22n1p105-116
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Iniciação Científica Cesumar
Fonte
Iniciação Científica Cesumar; Vol 22 No 1 (2020): Temática: Ciências Contábeis, Economia e Gestão (de empresas, gestão do conhecimento, gestão da educação); 105-116 | Iniciação Científica Cesumar; Vol. 22 Núm. 1 (2020): Temática: Ciências Contábeis, Economia e Gestão (de empresas, gestão do conhecimento, gestão da educação); 105-116 | Iniciação Científica Cesumar; v. 22 n. 1 (2020): Temática: Ciências Contábeis, Economia e Gestão (de empresas, gestão do conhecimento, gestão da educação); 105-116 | 2176-9192 | 1518-1243
Assuntos
External evaluation | Indexes and objectives | School administration | Avaliação externa | Gestão escolar | Indicadores e metas | GESTÃO
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | texto