-
Child learning: relationship between BNCC and cultural historical theory||Aprendizagem da criança: relação entre a BNCC e a Teoria Histórico Cultural
- Voltar
Metadados
Descrição
The article addresses the child's learning process according to the Common National Curricular Base and how the Historical Cultural Theory explains this process, specifically analyzes the points in common and or divergent with respect to the education of the little ones. It is understood that the concept of child has undergone different characterizations and or descriptions throughout human history. The results show that, in a way, this concept was defined according to the historical, social and political context when the elaboration of the legislation in force in each period of history. In Brazil, since the Federal Constitution of 1988, rights for the child were institutionalized, among them, the right to education and, based on this law, others were being implemented up to what we have today: the Common National Curricular Base, a normative that recognizes the child in its multiple stages of learning, however, does not clarify what to actually do so that the child learns and develops integrally, one of the principles of Cultural Historical Theory.
Recebido em: 29/02/2020.Aprovado em: 28/04/2020.||O artigo aborda o processo de aprendizagem da criança de acordo com Base Nacional Comum Curricular e como a Teoria Histórico Cultural explica esse processo, especificamente analisa os pontos em comuns e ou divergentes no que diz respeito a educação dos pequenos. Compreende-se que o conceito de criança passou por diferentes caracterizações e ou descrições ao longo da história da humanidade. Os resultados apontam que, de certa forma, esse conceito era definido de acordo com o contexto histórico, social e político quando a elaboração das legislações vigentes em cada período da história. No Brasil, a partir da Constituição Federal de 1988, foram institucionalizados direitos para a criança, dentre eles, o direito à educação e, baseado nessa lei, outras foram sendo implementadas até o que se tem na atualidade: a Base Nacional Comum Curricular, uma normativa que reconhece a criança em suas múltiplas etapas de aprendizagem, porém, não esclarece o que fazer de fato para que a criança aprenda e se desenvolva de forma integral, um dos princípios da Teoria Histórico Cultural.
Recebido em: 29/02/2020.Aprovado em: 28/04/2020.
ISSN
1518-7926
Periódico
Autor
da Costa, Sinara Almeida | Tapajós, Jéssica Alves | Santos, Célia Maria Guimarães
Data
3 de julho de 2020
Formato
Identificador
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/9845 | 10.36311/2236-5192.2020.v21n02.02.p9
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Educação em Revista
Fonte
Educação em Revista; v. 21 n. 2 (2020); 9-20 | 2236-5192 | 1518-7926
Assuntos
Base Nacional Comum Curricular | Educação Infantil | Teoria Histórico Cultural
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion