-
Childhood and Citizenship: The viewpoint of the 21st Century||Infância e Cidadania: O ponto de vista do século XXI||Infancia y Ciudadanía: El punto de vista del siglo XXI
- Voltar
Metadados
Descrição
The latter part of the Twentieth Century saw an increasing recognition of children’s claims to citizenship. Significant inroads were made towards children’s rights, placed onto the global agenda by the United Nations Convention of the Rights of the Child (UNCRC) in 1989. The academic field in childhood studies responded to this social movement (Cockburn, 2013; Warming, 2011) by problematising conventional models of citizenship into one that would be fit for purpose to apply to children. This article will outline the key features of childhood studies’ approach to children’s citizenship in the twentieth century. It will then provide a short commentary on the developments this century. Finally, it will identify the themes that are likely to be pertinent now and the near future.||A última parte do século XX viu um reconhecimento crescente das reivindicações de cidadania das crianças. Incursões significativas foram feitas em relação aos direitos das crianças, colocadas na agenda global pela Convenção das Nações Unidas para os Direitos da Criança (UNCRC) em 1989. O campo acadêmico nos estudos da infância respondeu a esse movimento social (COCKBURN, 2013; WARMING, 2011), problematizando modelos convencionais de cidadania em um modelo que seria adequado ao propósito de aplicar às crianças. Este artigo descreverá os principais aspectos da abordagem dos estudos da infância à cidadania infantil no século XX. Em seguida, fornecerá um breve comentário sobre os desenvolvimentos deste século. Por fim, identificará os temas que devem ser pertinentes agora e no futuro próximo.||En la última parte del siglo XX se percibió un creciente reconocimiento de las reivindicaciones de la ciudadanía de los niños. Incursiones significativas fueron hechas en relación a los derechos de los niños, puestas en la agenda global por la Convención de las Naciones Unidas para los Derechos del Niño (UNCRC) en 1989. El campo académico en los estudios de la infancia respondió a ese movimiento social (COCKBUM, 2013; WARMING, 2011), problematizando modelos convencionales de ciudadana en un modelo que sería adecuad a el propósito de aplicar a los niños. Este articulo describirá los principales aspectos del abordaje de los estudios de la infancia a la ciudadanía infantil en el siglo XX. Después, hará un breve comentario sobre los desarrollos de este siglo. Por fin, identificará los temas que debe ser pertinentes ahora y en el futuro próximo.
ISSN
0104-7469
Periódico
Autor
Cockburn, Tom
Data
27 de julho de 2020
Formato
Identificador
http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/11423 | 10.5335/rep.v27i2.11423
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Tom Cockburn | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista Espaço Pedagógico; v. 27 n. 2 (2020): INFÂNCIA E CIDADANIA; 297-312 | 2238-0302 | 0104-7469
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares