-
CHILDREN´S AND TEACHERS´ BELIEFS WITH REGARD TO “THE GOOD TEACHER”||Crenças de Crianças e Professoras sobre a “Boa Professora”
- Voltar
Metadados
Descrição
The school is the place where children pass most of their time. It is actually the main context in the socialization of childhood and relationships in such a milieu, such as the teacher-student interaction, are highly relevant. The teacher is the adult who remains with the children most of the time, who organizes and structures daily activities and mediates between peers. Current analysis comprises children´s and teachers´ beliefs on the concept of “the good teacher”. Fifth-year eighty-three children and 5 teachers in a government-run school in the state of Paraná, Brazil, participated in the analysis. Student answered on a sheet of paper, whilst teacher participated in a half-structured interview. Results revealed that traits related to responsiveness, such as affection, support, participation and quality in communication, were listed by the students and teachers alike, followed by the importance of limitations and rules. Studies on the theme are relevant since the teacher-student interaction quality affects the life of those involved.||A escola é um dos locais onde as crianças passam grande parte do seu tempo, sendo um dos principais contextos de socialização na infância. Assim, observa-se a relevância de investigar as relações que ocorrem nesse ambiente, tais como a interação professor-aluno, visto que o professor é o adulto que fica a maior parte do tempo com a criança, organiza e estrutura as atividades diárias e faz a mediação entre pares. O presente estudo buscou investigar crenças de crianças e professoras sobre “o que é ser uma boa professora”. Participaram do estudo 83 crianças e cinco professoras do quinto ano do ensino fundamental de uma escola pública de uma cidade no interior do Paraná. Os alunos responderam em uma folha essa questão, enquanto as professoras participaram de entrevista semiestruturada. Os resultados mostram que características relacionadas à responsividade, incluindo, afeto, apoio, participação e qualidade na comunicação, são mais citadas tanto por alunos quanto por professoras, seguido da importância de limites e regras. Conclui-se pela importância de estudos acerca do tema, pois a qualidade da interação professor-aluno pode repercutir de diversas formas na vida dos envolvidos.
ISSN
1518-1243
Periódico
Autor
Ignachewski, Cynthia Lais | Batista, Ana Priscila
Data
14 de dezembro de 2016
Formato
Identificador
https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/article/view/5213 | 10.17765/1518-1243.2016v18n2p117-125
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 Iniciação Científica Cesumar
Fonte
Iniciação Científica Cesumar; Vol 18 No 2 (2016): Temática: Psicologia; 117-125 | Iniciação Científica Cesumar; Vol. 18 Núm. 2 (2016): Temática: Psicologia; 117-125 | Iniciação Científica Cesumar; v. 18 n. 2 (2016): Temática: Psicologia; 117-125 | 2176-9192 | 1518-1243
Assuntos
Teacher-student interaction | teachers´ leadership styles | teachers´ beliefs | students´ beliefs. | Interação professor-aluno | Estilos de lideranças de professores | crenças de professoras | crenças de alunos
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado por Pares | Pesquisa qualitativa