Descrição
A pianista e compositora carioca Chiquinha Gonzaga (1847-1935) foi pioneiraem vários aspectos da cultura brasileira, inclusive no teatro musicado. Neste trabalho,destacaremos as peças “A Corte na Roça” e “Forrobodó”, mostrando como essas“abriram alas” para o sucesso da maestrina nesse gênero. Os sociólogos Norbert Elias(1995, 2000), Pierre Bourdieu (1989, 1996, 2003, 2007, 2008, 2016) e John Thompson(2002) são os principais norteadores das nossas investigações sobre a trajetóriade Francisca Hedwiges (nome de batismo), sobretudo para tratar da sua condiçãofeminina em um microcosmo dominado pelo universo masculino. A compositoraafinal, extrapolando os cânones em voga, utilizou do teatro musicado para ajudar arevelar a realidade da sociedade carioca – e muito do Brasil - daquele tempo. Nesteartigo, entretanto, jornais digitalizados aparecem, preponderantemente, comofontes documentais.