-
Classic Ballet and Contemporary Dance in Human Development: Paths to Freedom||El Ballet Clásico y la Danza Contemporánea en la Formación Humana: Caminos para la Emancipación||O BALÉ CLÁSSICO E A DANÇA CONTEMPORÂNEA NA FORMAÇÃO HUMANA: CAMINHOS PARA A EMANCIPAÇÃO
- Voltar
Metadados
Descrição
This article aims at analizing, from the starting point of a case study comparing Classic Ballet and Contemporary Dance, how dance can relate to human development, within the
context of a capitalist-dominated society. We have observed that contemporary dance offers many enriching forms of work, with great openness for the perceptive and creative
growth of a human being. The analyzed group, however, presented a few contradictions in regards to the contents and methodology that were used to achieve their goals. Lettin go of the old conceptions in the teaching of dance, wich are very much reaffirmed in classic ballet, is hard to achieve. It is, however, absolutely necessary, if we are to adopt a new
approach, based on freedom and respect for human individuality. Classic ballet searches for the appropriate, institutionalized technique, which brings in itself codes and meanings that reflect an authoritative and hierarchical society. Its work is based on reproduction and repetition in order to achieve technically perfect movements. I believe that the possibility of creation, intervention and questionings within the teaching environment are fundamental to the upbringing of a human being who understands him/herself as the creator, the author of his/her own actions within society.
KEY WORDS: Dance - Human development - Classic ballet - Contemporary dance.||Este artículo analiza, a partir de un estudio de caso comparativo entre el Ballet Clásico y la Danza Contemporanea, cómo la danza se relaciona con la formación humana, injerida en una sociedad capitalista hegemónica. Presenciamos en la Danza Contemporánea formas
muy ricas de trabajo, con una gran abertura para el crecimiento crítico y creativo del ser humano. Sin embargo, están presentes en el grupo analizado, algunas contradicciones relacionado a los contenidos y a la metodología utilizada para alcanzar los objetivos. Desvencijarse de las antiguas concepciones de enseñanza de la danza, reafirmadas por el ballet clásico es bastante árduo, pero muy necesario para que tengamos una nueva propuesta,
determinada en la libertad y en el respeto por la individualidad del ser humano. En el Ballet Clásico nos ponemos ante la búsqueda de la apropiación de la técnica institucionalizada que carga consigo significados y códigos que reflejan una sociedad hierarquizada y autoritaria, la propuesta del trabajo es determinada en la reproducción y repetición con el fin de llegar a un movimiento técnicamente perfecto. Creo que la posibilidad de creación, intervención y cuestionamientos en el espacio de enseñanza viene a ser fundamental para la formación de un ser humano que se entienda como sujeto de sus acciones injerido en una sociedad.
PALABRAS CLAVES: Danza - Formación humana - Ballet clásico - Danza contemporánea.||Este artigo vem analisar, a partir de um estudo de caso comparativo entre o balé clássico e a dança contemporânea, como a dança se relaciona com a formação humana em uma sociedade capitalista hegemônica. Presenciamos na dança contemporânea formas muito ricas de trabalho, com uma grande abertura para o crescimento crítico e criativo do ser humano. Porém, estão presentes no grupo analisado algumas contradições no que se refere aos conteúdos e à metodologia utilizada para alcançar os objetivos. No balé clássico nos deparamos com a busca pela apropriação da técnica institucionalizada cujos significados e códigos refletem uma sociedade hierarquizada e autoritária. Sua proposta de trabalho é pautada na reprodução e repetição a fim de chegar a um movimento tecnicamente perfeito. Desvencilhar-se das antigas concepções reafirmadas pelo balé clássico sobre o ensino da dança é bastante árduo, porém muito necessário para que tenhamos uma nova proposta, pautada na liberdade e no respeito pela individualidade do ser humano. Acreditamos que também a possibilidade de criação, intervenção e questionamentos no espaço de ensino venha a ser fundamental para a formação de um ser humano que se entenda como sujeito de suas ações na sociedade em que está inserido. PALAVRAS-CHAVE: Dança - Formação humana - Balé clássico - Dança contemporânea.
ISSN
1415-4676
Periódico
Autor
Rufino Assumpção, Andréa Cristhina
Data
15 de novembro de 2006
Formato
Identificador
https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/52 | 10.5216/rpp.v6i0.52
Idioma
Fonte
Pensar a Prática; Vol. 6 (2003); 1-20 | Pensar a Prática; v. 6 (2003); 1-20 | 1980-6183 | 1415-4676
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | avaliado por pares