-
Códigos de linguagem no discurso sobre o cinema||Códigos de linguagem no discurso sobre o cinema
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper consists o f the study of movies language codes from their esthetic, psychological and sociological significances. The trichotomic sign division, suggested by Charles S. Peirce, has been considered as theoretical points o f view, as well as the Image Theory preview, Walter Benjamin's description on political nature which is inherent to the movies production technical procedures, and also the hypothesis that the answers to those questions which have been pointed out in a movies analysis made by Christian Metz depend upon the solution of some logical problems conceming the making of significance classes in Semiotics. The bibliographical method and also the one based on selected movie analysis were used in the study. Thus, in aims to present a new class o f signs and the representations which might be produced in digital movies language in a near future.||Este trabalho consiste em um estudo sobre os códigos da linguagem cinematográfica a partir de seus significados estético, psicológico e sociológico. Adotam-se como pontos de vista teóricos a divisão tricotômica dos signos proposta por Charles S. Peirce, a revisão crítica da Teoria da Imagem, a descrição de Walter Benjamin sobre a natureza política inerente aos processos técnicos de produção fílmica e a hipótese de que as respostas às questões apontadas pela análise do cinema, realizada por Christian Metz, dependem da solução de problemas lógicos da construção de classes de significação dentro da semiótica. O método utilizado é tanto o bibliográfico quanto aquele baseado em análise de filmografia selecionada. O trabalho procura explicitar a nova classe de signos e de representações que a linguagem digital do cinema deverá produzir no futuro próximo.
ISSN
2316-7114
Autor
Viégas, Rosemari Fagás | Marchelli, Paulo Sérgio
Data
23 de janeiro de 2014
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65612 | 10.11606/issn.2316-7114.sig.2005.65612
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2014 Rosemari Fagás Viégas, Paulo Sérgio Marchelli
Fonte
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 32 n. 23 (2005); 127-174 | Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 32 No. 23 (2005); 127-174 | 2316-7114 | 1516-4330
Assuntos
Comunicação | Linguagem | Semiótica | Cinema | Estética | Tecnologia. | Communication | Language | Semiotics | Movies production | Esthetics | Technology
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares