-
Collecting Choreographed Performances: “We acquired a work that carries the possibility of extinction”||Colecionando performances coreografadas: “Nós adquirimos uma obra que traz consigo a possibilidade de extinção”
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper is about choreographed performances entering museum collections and the challenges this presents to the museum world. The museum has long been an institution meant to collect tangible art (MACDONALD, 2011; SHELTON, 2013; VERGO, 1989 a.o.). Thus, I was keen to find out how institutions are adjusting to the immateriality of dance entering the museum (BISHOP, 2014b). To that end, I referred to the concept of docile and unruly museum objects (DOMÍNGUEZ RUBIO, 2014) and derived from Andre Lepecki’s choreographic concepts: corporeality, ephemerality, scoring and performativity (LEPECKI, 2017). Inquiring about the approaches followed by museums in order to include choreographed performances in their permanent collections was done on the example of two cases: Staging: solo by Maria Hassabi (2017), which was acquired by the Walker Art Center in 2018 and Punt.Point by Sara Wookey in collaboration with Rennie Tang (2013), acquired by the Van Abbemuseum in 2018. This research inquiries about acquisition strategies are implemented by museums, in order to make unruly choreographed performances docile. Through studying the institutionalisation process of two choreographed performances, it provides a new understanding of collecting dance in the fields of museum studies and performance studies. One of my main findings was that most strategies implemented by the acquiring institutions strive to separate the artwork from the artist, in order to be able to control it better. Furthermore, I found that the institution’s character and identity play a vital role in the decision to enter the long process of acquiring a choreographed performance. The efforts required for this decision are enhanced by the inherent contradiction of acquiring an artwork with no material substance.||Esse artigo aborda a aquisição de performances coreografadas e os desafios que provoca ao mundo dos museus. O museu há algum tempo é uma instituição destinada a colecionar arte tangível (MACDONALD, 2011; SHELTON, 2013; VERGO, 1989; e outros autores). Assim, eu estava interessada em descobrir como as instituições estão se adaptando à imaterialidade da dança adquirida por museus (BISHOP, 2014b). Para tanto, me referi ao conceito de objetos de museu dóceis e indisciplinados (DOMÍNGUEZ RUBIO, 2014) e os conceitos coreográficos de Andre Lepecki: corporalidade, efemeridade, pontuação e performatividade (LEPECKI, 2017). Sobre as abordagens desenvolvidas pelos museus para incluir performances coreografadas em suas coleções são apresentados dois casos: Staging: solo de Maria Hassabi (2017), adquirida pelo Walker Art Center, em 2018; e Punt.Point de Sara Wookey em colaboração com Rennie Tang (2013), adquirida pelo Van Abbemuseum, em 2018. Esta pesquisa investiga as estratégias de aquisição implementadas por museus, a fim de tornar dóceis as performances coreografadas indisciplinadas. Por meio do estudo do processo de institucionalização de duas performances coreografadas, o trabalho fornece uma nova compreensão do colecionamento de dança nos campos de estudos de museus e estudos da performance. Uma das principais conclusões foi que a maioria das estratégias aquisitivas implementadas pelas instituições se esforça para separar a obra de arte do artista, a fim de poder controlá-la melhor. Além disso, descobri que a personalidade e a identidade da instituição desempenham um papel vital na decisão de entrar no longo processo de aquisição de uma performance coreografada. Os esforços necessários para esta decisão são potencializados pela contradição inerente à aquisição de uma obra de arte sem substância material.
ISSN
2238-5436
Autor
Kakara, Myrto
Data
3 de novembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/34558 | 10.26512/museologia.v9i18.34558
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Museologia & Interdisciplinaridade | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Museologia & Interdisciplinaridade; v. 9 n. 18 (2020): Musealização da Performatividade em Coleções Públicas e Privadas; 158-176 | 2238-5436 | 10.26512/museologia.v9i18
Assuntos
Performance. Performances Coreografadas. Coleção de Museu.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion