-
Como acionar um lugar
- Voltar
Metadados
Descrição
A partir do exame crítico de Quintino (2002), de Jailton Moreira (São Leopoldo, 1960), o presente trabalho investiga aspectos das relações entre arte e memória. Discute inicialmente a eficácia da criação artística no trabalho de luto (a arte como elaboração de uma perda) e, na sequência, observa como a referida peça logra justapor as noções de espaço e tempo, lugar e memória. No cerne, debate-se o jogo armado entre os esquecimentos caros à vida urbana – o que a dinâmica da cidade elimina, soterra e renega – e o que a rememoração familiar se recusa a deixar de lado
ISSN
0103-7269
Periódico
Autor
Veras, Eduardo
Data
25 de novembro de 2019
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/98259 | 10.22456/2179-8001.98259
Idioma
Editor
Relação
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/98259/54846 | /*ref*/BASBAUM, Ricardo. Além da pureza visual. Porto Alegre: Zouk, 2017. | /*ref*/BORGES, Jorge Luis. Ficções. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. | /*ref*/BORGES, Jorge Luis. História universal da infâmia. São Paulo: Globo, 1989. | /*ref*/BUTOR, Michel. Les mots dans la peinture. Genebra: Éditions d’Art Albert Skira, 1969. | /*ref*/DANTO, Arthur. Após o fim da arte – A arte contemporânea e os limites da História. São Paulo: Odysseus Editora, 2006. | /*ref*/DAMISCH, Hubert; LEAL, Joana Cunha. Entrevista com Hubert Damisch conduzida por Joana Cunha Leal. In: Revista do Instituto de História da Arte, n. 3, 2007, p. 7-18. Universidade Nova de Lisboa, Lisboa. | /*ref*/FREUD, Sigmund. Luto e melancolia. In: Novos estudos. CEBRAP. São Paulo, n. 32, mar. 1992. | /*ref*/HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006. | /*ref*/HARLEY, Brian. Mapas, saber e poder. In: Confins – Revista Franco-Brasileira de Geografia, n. 5, 2009. | /*ref*/HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente – Modernismos, artes visuais, políticas da memória. Rio de Janeiro: Contraponto / Museu de Arte do Rio, 2014. | /*ref*/MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Dom Casmurro. Rio de Janeiro: Ediouro, s/d. | /*ref*/MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Betrand Brasil, 2015. | /*ref*/NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. In: Revista Projeto História. São Paulo, v. 10, 1993, p. 7-28. | /*ref*/NUNES, Mônica Balestrin. Cartografia e paisagem: o mapa como objeto de estudo. In: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. IEB. Brasília, n. 65, dez. 2016, p. 96-119. | /*ref*/PANOFSKY, Erwin. O significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 1991. | /*ref*/POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. In: Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 1989. | /*ref*/POLLAK, Michael. Memória e identidade social. In: Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, 1992. | /*ref*/ROTH, Phillip. Indignação. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. | /*ref*/SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. | /*ref*/SEEMANN, Jörn. Cartografia e cultura: abordagens para a geografia cultural. In: ROSENDAHL, Zeny; CORREA, Roberto Lobato (orgs.). Temas e caminhos da geografia cultural. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, v. 1, 2010, p. 115-156. | /*ref*/SENETT, Richard. O declínio do homem público. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. | /*ref*/TIBERGHIEN, Gilles. Imaginário cartográfico na arte contemporânea: sonhar o mapa nos dias de hoje. In: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. IEB, Brasília, n. 57, dez. 2013, p. 233-252. | /*ref*/VALÉRY, Paul. Variedades. São Paulo: Iluminuras, 1999. | /*ref*/VERAS, Eduardo. Entre ver e enunciar – O uso da entrevista em estudos sobre o processo de criação artística. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós Graduação em Artes Visuais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. | /*ref*/VERAS, Eduardo. Entrevistas com artistas: canteiro virgem de conteúdo fértil. In: Porto Arte. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Editora da UFRGS, Porto Alegre, v. 22, n. 37, 2017, p. 1-17.
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Eduardo Veras | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais; v. 24, n. 42 (2019): DOSSIÊ: Apagamentos da memória na arte | 2179-8001
Assuntos
Artes; | Arte contemporânea. Quintino. Jailton Moreira. Lugar. Memória. | Arte
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion