Descrição
Este artigo realiza uma exploração metodológica de técnicas de análise de ficção televisiva com características complexas. Investiga elementos de complexidade narrativa (MITTELL, 2012) na série Homens? (Comedy Central, 2019) a partir de dois eixos: seu nível discursivo, que remete ao conceito de merchandising social como recurso comunicativo (LOPES, 2009); e seu nível narrativo, por apresentar um conjunto heterogêneo de artifícios para leitura e compreensão do discurso proposto, alicerçado em técnicas de storytelling. Construímos tal classificação a partir de decupagem das cenas, acompanhando a própria estrutura narrativa desses eixos que se entrecruzam dialogicamente para amplificar a discussão sobre as temáticas propostas.||This article performs a methodological exploration of television fiction analysis techniques with complex characteristics. It investigates elements of narrative complexity (MITTELL, 2012) that are present in the series Homens? (Comedy Central, 2019) from two axis: its discursive level, which refers to the concept of social merchandising as a communicative resource (LOPES, 2009); and its narrative level, as it presents a heterogeneous set of devices for reading and understanding the proposed discourse, based on storytelling techniques. We built such a classification from the breaking down of the scenes, following the narrative structure of these axes that dialogically intertwine to amplify the discussion on the proposed themes.