Descrição
A crise da água no estado de São Paulo teve seu auge em 2014 e gerou debates nos espaços midiáticos. No ambiente virtual, observou-se a criação, em setembro de 2013, da comunidade no Facebook A Crise da Água em São Paulo, que surge tendo como característica a crítica ao tratamento dado a esse acontecimento por diferentes atores sociais. O objetivo deste artigo é investigar os conflitos comunicacionais decorrentes das interações midiatizadas no ambiente do Facebook e mediadas por uma questão ambiental: a crise hídrica paulista, a fim de verificar agendamentos, reverberação e posicionamentos dos membros na abordagem do problema. O método é quanti-qualitativo, baseado na pesquisa bibliográfica e documental. A coleta de documentos de mídia (postagens da comunidade A Crise da Água em São Paulo no Facebook) ocorreu entre 10 de setembro de 2014 e 28 de fevereiro de 2015, quando se contabilizou que dos 626 posts do período 103 (ou 8%) deles geraram algum tipo de conflito comunicacional. Esses posts constituíram o corpus da pesquisa. A partir dos dados coletados, elegeram-se como categorias de análise dos conflitos nas interações da comunidade: a) agendamentos; b) reverberação; c) mapeamento e posicionamentos. O tratamento de dados deu-se por meio da análise textual.