Descrição
Há sérias dificuldades na comunicação entre equipes de tecnologia da informação (TI) e de administração em projetos de criação de sistemas gerenciais automatizados em organizações. O objetivo deste artigo é explorar a relação entre o uso da TI e o compartilhamento de conhecimento entre equipes de TI e equipes de administração engajadas nesse processo. Por meio de abordagem qualitativa, levantaram-se dados documentais sobre fluxos de comunicação estabelecidos, assim como foram feitas entrevistas com envolvidos no processo em uma organização pública federal brasileira. O foco das entrevistas foi avaliar percepções sobre a comunicação em tais processos. Participaram voluntariamente da pesquisa dez servidores públicos, especialistas das áreas de TI e de administração. Os resultados indicaram que as equipes atribuem elevado grau de importância ao processo de comunicação; que as reuniões presenciais são o canal de comunicação preferido; que a expertise técnica é considerada relevante para o compartilhamento e a disseminação do conhecimento; e que há barreiras comunicacionais, com destaque, dentre elas, para a forma de uso, o conceito e os papéis dos canais de comunicação.