Descrição
Neste estudo, realizado com 1.014 estudantes do ensino superior portugues, procurou-se reanalisar o Conceptions of Learning Inventory (COLI), instrumento que avalia as concepcoes dos estudantes sobre o que e aprender. Recorrendo à metodologia identica à do estudo de adaptação para a população portuguesa os resultados indicaram uma estrutura diferente da encontrada no estudo original uma vez que nao se identificaram as concepcoes de aprender como dever nem como processo nao limitado pelo tempo ou contexto. A concepcao de aprendizagem, memorizar, usar e compreender originou dois factores que passam a ser designados como recordar informação e compreender e usar e aplicar a informação. A analise tendo em conta as variaveis (instituicao, area cientifica, ano de frequencia e genero) mostra-nos que existem diferencas estatisticamente significativas quando consideradas as instituicoes, a area cientifica dos cursos e o genero mas nao quando se considera o ano de frequencia, o que vai de encontro a alguns estudos que consideraram que as concepcoes de aprendizagem nao tem necessariamente uma hierarquia desenvolvimental.||This study was conducted with 1,014 higher education Portuguese students. We intend to reanalyze the Conceptions of Learning Inventory (COLI) to assess the students’ conceptions of learning. Using the same methodology as the adaptation study for the Portuguese population the results indicated a different structure in comparison to the one found in the original. We didn’t find the conception of learning as a duty or as process not limited by time or context. The conception of learning as remembering, using and understanding information was distributed by two factors, which are now designated remembering information and understand, use and apply the information. The analysis taking into account the variables (institution, scientific field, year of attendance and gender) showed that there are statistically significant differences when considering the institutions, the scientific area and the gender but not when considering the year of attendance, which goes against some studies that stated that the learning concepts do not necessarily have a developmental hierarchy.||Este estudio, realizado con 1.014 estudiantes portugueses de educacion superior intento reanalizar el Inventario de Concepciones de Aprendizaje (COLI) instrumento que evalúa las concepciones de los estudiantes sobre lo que es aprender. Recurriendo la metodologia identica a la del estudio de adaptacion para la poblacion portuguesa los resultados indicaron una estructura diferente a la encontrada en el estudio original, ya que no identífico las concepciones de aprendizaje como deber y no como proceso limitado por el tiempo o el contexto. La concepcion de aprender a memorizar, utilizar y comprender se distribuye en dos factores que ahora denominamos recuperar y comprender información y utilizar y aplicar la información. El analisis teniendo en cuenta las variables (institucion, area cientifica, año de asistencia y genero) muestra que existen diferencias estadisticamente significativas cuando se consideran las instituciones, el area cientifica de los cursos y el genero, pero no cuando se tiene en cuenta el año de asistencia, tal como en algunos estudios que consideran que las concepciones de aprendizaje no tienen necesariamente una jerarquia en el desarrollo.