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Concepções de licenciandos sobre a homossexualidade: preconceito na formação de professores?/Students’ conceptions on homosexuality: prejudice in teacher’s training courses?
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Metadados
Descrição
Resumo
O presente estudo avaliou a concepção de licenciandos sobre a homossexualidade e a relação com a idade, o sexo e o curso dos estudantes (Química, Matemática e Ciências Biológicas), tendo como amostra estudantes de uma instituição federal do Estado de Goiás. Foi aplicado um questionário a 141 estudantes, que continha 3 escalas validadas para avaliação de preconceito: escala de explicações sobre a homossexualidade, de expressão emocional e de rejeição à intimidade com homossexuais. Os resultados revelaram diferentes níveis de preconceito dos estudantes em relação à homossexualidade, identificados por explicações que negam a homossexualidade como forma de identidade do sujeito, pela rejeição à intimidade com homossexuais e pela expressão de emoções negativas em relação a homossexuais. Os estudantes do sexo masculino mostram-se mais preconceituosos em relação aos do sexo feminino, mas sem relação com o curso ou a idade dos licenciandos. Assim, faz-se necessário o desenvolvimento de políticas e estratégias de formação inicial e continuada, nos cursos de formação de professores, a fim de desconstruir estereótipos e impedir que concepções preconceituosas em relação a homossexuais sejam reproduzidas na prática docente.
Palavras chave: Diversidade sexual. Homofobia. Homossexuais.
Students’ conceptions on homosexuality: prejudice in teacher’s training courses?
Abstract
The present study is an assessment of students’ conceptions on homosexuality and its relationship with age, sex and the course (teacher’s training in Chemistry, Mathematics and Biologic Sciences). The sample was composed of teacher’s training course students from a federal teaching institution of the State of Goiás. A questionnaire was applied to 141 students. It contained three scales validated for the assessment of prejudice: scale of explanations on homosexuality, scales of emotional expression and of rejection to intimacy regarding homosexuals. The results revealed different prejudice levels, identified by explanations that deny homosexuality as an individual’s identity form, by rejection of intimacy regarding homosexuals and the expression of negative emotions in relation to homosexuals. Male students are more prejudiced than female students, no matter the course or the student’s age. Thus, the development of policies and strategies of initial and continuing education is necessary in teacher’s training courses, in order to deconstruct stereotypes and prevent that prejudiced conceptions regarding homosexuals be reproduced in teaching.
Keywords: Sexual diversity. Homophobia. Homosexuals.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
MEC/SESu
Autor
André Luis da Silva Castro; Instituto Federal Goiano | Orlando José da Silva Gontijo; Instituto Federal Goiano | Andrezza Arantes Castro; Instituto Federal Goiano | Caroliny Fátima Chaves Paixão; Instituto Federal Goiano | Daniele Cipriano de Souza; Instituto Federal Goiano | Joyce Moreira Souza; Instituto Federal Goiano | Anderson Rodrigo Silva; Instituto Federal Goiano | Guilherme Malafaia; Instituto Federal Goiano
Data
3 de setembro de 2018
Formato
Idioma
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 15, No 40 (2018); 300-316
Tipo
Avaliado por Pares