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CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE LEITURA NA ESCOLA
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Metadados
Descrição
Este artigo problematiza o trabalho que a Escola realiza com a leitura. Faz uma relação teórico-discursiva do ensino de leitura associado a algumas concepções de linguagem que fundamentaram o ensino de língua portuguesa e que acabaram contribuindo para o policiamento das atividades de leitura em contexto escolar. O artigo discute brevemente como a Escola foi constituída enquanto instituição detentora do papel fiscalizador do conhecimento, passando a monitorar as práticas desenvolvidas em seus espaços de ensino, especificamente as de leitura. O estudo critica a concepção de leitura associada à perspectiva gramatical de ensino da língua em contraste com a perspectiva dialógica, elegendo esta como uma proposta favorável ao ensino de leitura na escola. Ao final, sugere-se o gênero debate como proposta para as aulas de leitura. O artigo se consolida como resultado de estudos e discussões teóricas realizadas sobre o assunto no curso de doutorado, tendo como referências autores como Foucambert (1994), Goulemot (2001), entre outros.
ISSN
1983-8018
Periódico
Autor
Junior, Carlos Borges; Universidade do Tocantins Universidade Federal de Santa Catarina
Data
7 de novembro de 2017
Formato
Identificador
http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/norteamentos/article/view/2309 | 10.30681/rln10232309
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista de Letras Norte@mentos; V. 10, N. 23 - DOSSIÊ: LINGUÍSTICA APLICADA: HORIZONTES MULTIDISCIPLINARES
Assuntos
Linguistica, Linguística Aplicada, Língua Portuguesa; Ensino