-
Conceptions and actions of female teachers related to full-time education proposals||Concepciones y acciones de profesoras sobre propuestas de un programa de educacion integral||Concepcoes e acoes de professoras sobre propostas de um programa de educação integral
- Voltar
Metadados
Descrição
The objective was to identify concepts and teachers’ actions related to a full-time education proposal. Responses of eleven female elementary school teachers of a municipal network were analyzed from a semi-structured interview script and demographic surveys. The content analysis with support of Iramuteq software showed: the socializing contribution of the full-time program to formal education; the difficulties of integration between teachers of both curricula; the attempts to engage parents and the lack of sense of community; the recognition of the importance of non-formal and playful activities; the student motivation and interest in recreational activities used as determinants for classroom frequency; the prevalence of a paternalistic vision. Research should be expanded and investment in teachers training should be enhanced, aiming at better understanding and performing articulated programs and planning of public policies.||El objetivo de este trabajo fue identificar concepciones y acciones de profesores en relacion a un programa de educacion integral. Se analizaron respuestas de once profesoras de Enseñanza Fundamental I de una red municipal de enseñanza, a partir de un itinerario estructurado de entrevista y cuestionarios sociodemograficos. El analisis de contenido, con apoyo en el software Iramuteq, evidencio la contribucion socializadora de la educacion integral para la educacion formal; las dificultades de integracion entre los profesores de los dos curriculos; los intentos de aproximar a los padres y la ausencia de la nocion de comunidad; el reconocimiento de la importancia de las actividades no formales y lúdicas; el uso de la motivacion e interes del alumno por las actividades de los talleres como condicionantes de la frecuencia en el aula; el predominio de la vision asistencialista. Se sugiere la ampliacion de investigaciónes, la inversion en la formacion de profesores, buscando la mejor comprension y la actuacion en programas articulados y planificacion de politicas públicas.||O objetivo deste trabalho foi identificar concepcoes e acoes de professores em relação a um programa de educação integral. Foram analisadas respostas de 11 professoras de Ensino Fundamental I, de uma rede municipal de ensino, a partir de um roteiro semiestruturado de entrevista e questionarios sociodemograficos. A analise de conteúdo, com apoio no software Iramuteq, evidenciou a contribuicao socializadora da educação integral para a educação formal; as dificuldades de integração entre os professores dos dois curriculos; as tentativas de aproximar os pais e a ausencia da nocao de comunidade; o reconhecimento da importância das atividades nao formais e lúdicas; o uso da motivação e interesse do aluno pelas atividades das oficinas como condicionantes da frequencia na sala de aula; a predominância da visao assistencialista. Sugere-se a ampliação de pesquisas, o investimento na formação de professores, visando à melhor compreensao e à atuação em programas articulados e planejamento de politicas públicas.
ISSN
1809-4465
Colaboradores
Sonia Casarin e Leticia de Sousa Dorighello, CAPES - Programa de Suporte à Pos-Graduação de Instituicoes de Ensino Particulares (PROSUP)
Abrangência
Brasil | Historica | Professoras Educação Basica
Autor
Castanho, Marisa Irene Siqueira | Silva, Marjorie Cristina Rocha da | Casarin, Sonia | Dorighello, Leticia de Sousa
Data
12 de setembro de 2018
Identificador
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1204 | 10.1590/s0104-40362018002601204
Editor
Relação
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1204/910 | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1204/911 | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1204/912 | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/downloadSuppFile/1204/134
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 100 (2018): Revista Ensaio Jul./Set.; 780-800 | 1809-4465 | 0104-4036
Assuntos
Extended school day; Teachers training; Elementary school; Public policies | Jornada escolar ampliada; Formacion de profesores; Enseñanza fundamental; Politicas públicas | Educação; Psicologia; Psicologia Educacional | Jornada escolar ampliada; Formação de professores; Ensino Fundamental; Politicas públicas
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion