Descrição
Hoje há uma notável tolerância ao Big Brother e ao Big Business acessando rotineiramente as informações pessoais do cidadão, também conhecidas como Big Data. Parte da explicação para isso pode ser encontrada na gradual normalização da datificação como um novo paradigma na ciência e na sociedade. A datificação está se tornando um princípio central, não apenas entre os adeptos da tecnologia, mas também entre os acadêmicos. Este artigo desconstrói as bases ideológicas da datificação, argumentando queela baseia-se em reivindicações ontológicas e epistemológicas problemáticas. A ideologia do dataísmo mostra características de crença generalizada na quantificação objetiva do comportamento humano, por meio das tecnologias de mídia on-line.||Today there is a remarkable tolerance for Big Brother and Big Business routinely accessing citizens’ personal information also known as Big Data. Part of the explanation for this may be found in the gradual normalization of datafication as a new paradigm in science and society. Datafication is becoming a leading principle, not just amongst techno-adepts, but also amongst scholars. This article deconstructs the ideological grounds of datafication arguing that in many respects datafication is rooted in problematic ontological and epistemological claims. The ideology of dataism shows characteristics of a widespread belief in the objective quantification of human behavior through online media technologies.