Descrição
In a context of changes in media settings, the ability to read, analyze and re-signify messages is essential for the conscious usage of media, which is related to media competence. In view of the importance of fostering media competence and the visible presence of Japanese pop culture in Brazil, this article aims to analyze the anime Serial Experiments Lain (1998) from the perspective of narrative complexity approached by Mittell (2012) and Johnson (2012), relating it to the development of media competence dimensions of language and aesthetic as proposed by Ferrés and Piscitelli (2015). ||En un contexto de cambios en la configuración de medios, la capacidad de leer, analizar y modificar mensajes es esencial para el consumo consciente de medios, que se relaciona com la competencia mediática. Considerando la importancia de la alfabetización mediática y la presencia visible de la cultura pop japonesa en Brasil, este trabajo tiene como objetivo analizar el anime Serial Experiments Lain (1998) a través de las nociones de complejidad narrativa abordadas por Mittell (2015) y Johnson (2005), relacionándolas con las dimensiones de lenguajes y estética propuestas por Ferrés y Piscitelli (2015) en los estudios acerca de la competencia mediática.||Em um contexto de mudanças nas configurações midiáticas, a capacidade de leitura, análise e ressignificação de mensagens é essencial para a utilização consciente da mídia, que está relacionada à competência midiática. Tendo em vista a importância do fomento à competência midiática e a visível presença da cultura pop japonesa no Brasil, o presente artigo tem como objetivo analisar o animê Serial Experiments Lain (1998) sob o prisma da complexidade narrativa abordada por Mittell (2012) e Johnson (2012), relacionando-a ao desenvolvimento das dimensões da linguagem e estética propostas por Ferrés e Piscitelli (2015) em estudos sobre competência midiática.