Descrição
Este ensaio tem por objetivo evidenciar as relações entre as teorias de arte moderna e as obras de três artistas, a partir das considerações que eles escrevem a respeito de questões de sua “atualidade”. Pensada a partir de práticas da arte primitiva, essa relação será abordada tanto na obra do pintor catalão Joan Miró quanto na poesia de João Cabral de Melo Neto e Murilo Mendes. Conceitos que necessariamente não seriam tomados como “modernos” na arte, são valorizados e assumidos como produtores de uma prática artística que inclui, naquilo que a modernidade designou como objetos estéticos, as formas “estetizantes” da vida prosaica.||This essay proposes to evidence the relations between modern art theories and the considerations that the three artists wrote about questions of the present. Reflected after primitive art practices, this relation will be addressed either in Catalan painter Joan Miró as in João Cabral de Melo Neto and Murilo Mendes poetries. Concepts that not necessarily are considered as “moderns” in art are valorized and assumed as producers of an artistic pratice that includes, in that which modernity designed as aesthetics objects, the aestheticizing forms of prosaic life.