-
Considerations on the afrofeminine poetics by Mel Adún: Affection, eroticism, feminine emancipation and mysticism||Considerações sobre a poética afrofeminina de Mel Adún: afetividade, erotismo, emancipação feminina e misticismo
- Voltar
Metadados
Descrição
Mel Adún is a young black writer who has published her works in newspapers, blogs and, chiefly, in the magazine Cadernos Negros, specialized in the literary productions of Afro-Brazilian writers and in which Adún has already published some short stories and poems. This work will approach Mel Adún’s poetry with the intention of analyzing some lines of force which seem to be central in her poems, giving emphasis to the subversive potential of the given poetics through some of the elements it explores, such as feminism – and, more specifically, black feminism –, eroticism, guided by the search for autonomy of female pleasure and the sexual-social emancipation of black women, also the syncretic dialogue it establishes between Christian references (in profane key) and figures and divinities of the religious imaginary of African matrix. In order to explore these thematic lines, we will use as theoretical reference the reflections and concepts by Edmilson de Almeida Pereira (2010), Rogério Prandi (2010), Gaston Bachelard (1997), Giorgio Agamben (2007), Mircea Eliade (2010), as the more prominent names.||Mel Adún é uma jovem escritora negra que vem publicando seus escritos em jornais, blogs e, principalmente, na famosa revista Cadernos Negros, voltada para produção literária de escritores afro-brasileiros, na qual Adún já publicou contos e poemas. Este trabalho aborda a poesia de Mel Adún, com finalidade de analisar algumas das linhas de força que nos parecem centrais em seus poemas, enfatizando o potencial contestatório dessa poética por meio de alguns dos elementos que explora, tais como feminismo – e, mais especificamente, feminismo negro –, erotismo, norteado pela busca da autonomia do prazer feminino e pela emancipação sexual e social da mulher negra, além do diálogo sincrético que estabelece entre referências cristãs (em chave profana) e figuras e divindades do imaginário religioso de matriz africana. Para explorar essas linhas temáticas, utilizaremos como referencial teórico as reflexões e conceitos de Edmilson de Almeida Pereira (2010), Rogério Prandi (2010), Gaston Bachelard (1997), Giorgio Agamben (2007), Mircea Eliade (2010), para citar os nomes mais proeminentes.
ISSN
1982-5935
Periódico
Autor
Andrade, Rangel Gomes | Vicente, Adalberto Luis
Data
4 de maio de 2018
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2018 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Travessias; v. 12, n. 1 (2018); 113-130 | Travessias; v. 12, n. 1 (2018); 113-130 | Travessias; v. 12, n. 1 (2018); 113-130 | 1982-5935
Assuntos
Black poetry; Mel Adún; feminism. | Poesia Contemporânea; Poesia Negra; Feminismo
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion