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CONSTITUIÇÃO HISTORICO CULTURAL DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM EM INDIVIDUOS COM SÍNDROME DE DOWN
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Metadados
Descrição
O presente estudo tem como objetivo apresentar o processo de aquisição de linguagem de indivíduos com deficiência intelectual, mais especificamente a síndrome de Down, considerando os aspectos linguísticos, motores e neurológicos com base na perspectiva histórico-cultural defendida por L. S. Vigotski. A constituição sócio-histórica da linguagem e a sua participação no desenvolvimento da humanidade e dos indivíduos têm sido muito cara à Teoria Histórico-Cultural e fundamental para a compreensão do desenvolvimento do homem nos âmbitos filo e ontogenético. Nossa pesquisa resulta de estudos teóricos direcionando a atenção para as diferentes etapas dessa aquisição, a saber, níveis linguísticos da fonologia, sintaxe e semântica, bem como para as etapas posteriores do pensamento abstrato como a compreensão de piadas. Os estudos iniciais que vimos realizando evidenciam o papel crucial das mediações direcionadas às pessoas com síndrome de Down para o desenvolvimento de suas funções psicológicas superiores, incluindo a linguagem, rumo à abstração.
ISSN
2238-4979
Autor
Ghirello-Pires, Carla Salati Almeida; Programa de Pós Graduação em Linguística (PPGLin) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - Campus de Vitória da Conquista (BA). | Barroco, Sonia Mari Shima; Universidade Estadual de Maringá
Data
24 de julho de 2017
Formato
Idioma
Direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, no todo ou em partes. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Plures-Humanidades o mesmo não será submetido a outros periódicos pelo autor principal ou qualquer coautor.A publicação na Plures-Humanidades implica automaticamente a cessão de direitos autorais do referido artigo à revista.A não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais. (Lei n. 9610, de 19 fev. 1998)
Fonte
Plures Humanidades; v. 18, n. 1 (2017): Plures Humanidades Número Especial
Assuntos
Educação; Educação Especial | linguagem. Síndrome de Down. Teoria Histórico-Cultural.