-
Construção das identidades de gênero na infância: os discursos dos brinquedos e brincadeiras
- Voltar
Metadados
Descrição
This research analyzed how the interaction between children of a nursery, as well as the meanings of gender, which emerge from toys and games in childhood, contribute to the construction of their gender identities. As a qualitative study, it used participant observation to analyze the interaction between 15 children in a class, aged between 3 and 4 years, with the educators and with toys and games. It was noticed that the experiences among children are crossed by gender performance discourses. It was evident in the interactions that gender roles are close to those experienced by adults with whom they live and toys and games tend to reproduce the roles of normative masculinity and femininity.||Esta investigación analizó cómo la interacción entre los niños de una guardería, así como los significados de género, que surgen de los juguetes y juegos en la infancia, contribuyen a la construcción de sus identidades de género. El estudio cualitativo utilizó la observación participante para analizar la interacción entre 15 niños de una clase, de entre 3 y 4 años, con los educadores y con juguetes y juegos. Se notó que las experiencias entre los niños están cruzadas por discursos de desempeño de género. Fue evidente en las interacciones que los roles de género son cercanos a los experimentados por los adultos con quienes viven y los juguetes y juegos tienden a reproducir los roles de masculinidad y feminidad normativas.||Esta pesquisa analisou como a interação entre as crianças de uma Creche, bem como os significados de gênero, que emergem de brinquedos e brincadeiras na infância, contribuem para a construção de suas identidades de gênero. O estudo, de caráter qualitativo, utilizou a observação participante para analisar a interação entre 15 crianças de uma turma, com idades entre 3 e 4 anos, com as educadoras e com os brinquedos e as brincadeiras. Percebeu-se que as experiências entre as crianças são atravessadas por discursos performativos de gênero. Evidenciou-se nas interações que os papéis de gênero estão próximos daqueles vividos pelos adultos com os quais elas convivem e os brinquedos e brincadeiras tendem a reproduzir os papéis de masculinidade e feminilidade normativa.
ISSN
1980-6183
Periódico
Autor
Natalie Barra Godoy, Karine | Mourão, Ludmila | Lovisi Oliveira, Ayra | Chaves, Bruna
Data
26 de julho de 2021
Formato
Identificador
https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/64935 | 10.5216/rpp.v24.64935
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Pensar a Prática
Fonte
Pensar a Prática; Vol. 24 (2021) | Pensar a Prática; v. 24 (2021) | 1980-6183 | 1415-4676
Assuntos
Gender identity. Games and pranks. Children's culture. Nursery. | identidad de género. Juegos y juegos. Cultura infantil. Guardería. | Identidade de gênero. Jogos e brincadeiras. Cultura infantil. Creche.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | avaliado por pares