-
Construtos teóricos do saber da ética para uma pedagogia complexa
- Voltar
Metadados
Descrição
This article is part of an exploratory bibliographic research, in which an attempt was made to inventory, analyze and systematize the knowledge capable of contributing to the deepening of the theoretical and methodological constructs of a certain area of human knowledge, in this case, pedagogy. The investigation is a deepening / clipping of research carried out in a postdoctorate, it seeks to highlight the axiological dimension of complex thinking, inscribed in Morin's vast work, with emphasis on the work "Method 6 - Ethics" (MORIN, 2005b), also welcoming other contributions of the author on ethics in its multiple dimensions (MORIN, 2000a, 2000b, 2001a, 2001b, 2005a). The investigation systematized theoretical notes about constructs that may contribute with axiological foundations for complex pedagogy in relation to the challenges of 21st century education. A study concludes by noting the importance of the contribution of the Ethics dimension as a guiding axis for the construction of a new pedagogy, which embraces a new rationality based on the view of complexity and good thinking. ||O presente artigo se inscreve numa pesquisa bibliográfica exploratória, na qual se procurou inventariar, analisar e sistematizar os conhecimentos capazes de contribuir para o aprofundamento dos construtos teóricos-metodológicos de uma determinada área do saber humano, no caso, a pedagogia. A investigação é um aprofundamento/recorte de pesquisa realizada num pós-doutorado, procura evidenciar a dimensão axiológica do pensamento complexo, inscrita na vasta obra de Morin, com destaque para a obra “Método 6 – Ética” (MORIN, 2005b), acolhendo também outras contribuições do autor sobre a ética em suas múltiplas dimensões (MORIN, 2000a, 2000B, 2001a, 2001B, 2005a). A investigação sistematizou apontamentos teóricos a respeito de construtos que venham a contribuir com alicerces axiológicos para a pedagogia complexa em relação aos desafios da educação do século XXI. Estudo conclui constatando sobre a importância da contribuição da dimensão Ética como eixo norteador para a construção de uma nova pedagogia, que acolha uma nova racionalidade baseada na visão da complexidade e do bem pensar.
ISSN
2238-8850
Periódico
Autor
Behrens, Marilda Aparecida | Antunes de Sá, Ricardo
Data
19 de janeiro de 2021
Formato
Identificador
Idioma
Fonte
Revista Polyphonía; v. 32 n. 1 (2021): Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social; 50-65 | 2238-8850 | 2236-0514
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion