Descrição
This article discusses the concepts of space elaborated by Art critic Alberto Tassinari and investigates how such concepts help us to understand the reflections of Hélio Oiticica in Aspiro ao Grande Labirinto. Through the concepts “space in work", "space of the work" and "space of the world in common", Tassinari seeks to understand the developments of modern spatiality in the twentieth century. From the ideas of Tassinari, this article seeks to assimilate the intention of Oiticica to provide immersions in the spatiality of his work. It also considers a brief contextualization of his production in the national and international scenario of his time.||Este artículo aborda los conceptos de espacio elaborados por el crítico de arte Alberto Tassinari e investiga cómo tales conceptos nos ayudan a comprender las reflexiones de Hélio Oiticica en Aspiro ao Grande Labirinto. A través de los conceptos "espacio en obra", "espacio de la obra" y "espacio del mundo en común", Tassinari busca comprender los desarrollos de la espacialidad moderna en el siglo XX. A partir de las ideas de Tassinari, este artículo busca asimilar la intención de Oiticica en proporcionar inmersiones en la espacialidad de su obra. Considera, además, una breve contextualización de su producción en el escenario nacional e internacional de su tiempo.||Este artigo aborda os conceitos de espaço elaborados pelo crítico de arte Alberto Tassinari e investiga como tais conceitos ajudam-nos a compreender as reflexões de Hélio Oiticica em Aspiro ao Grande Labirinto. Através dos conceitos “espaço em obra”, “espaço da obra” e “espaço do mundo em comum”, Tassinari procura compreender os desenvolvimentos da espacialidade moderna no século XX. A partir das ideias de Tassinari, este artigo busca assimilar a intenção de Oiticica em proporcionar imersões na espacialidade de sua obra. Considera, ainda, uma breve contextualização de sua produção no cenário nacional e internacional de seu tempo.||Este artigo aborda os conceitos de espaço elaborados pelo crítico de arte Alberto Tassinari e investiga como tais conceitos ajudam-nos a compreender as reflexões de Hélio Oiticica em Aspiro ao Grande Labirinto. Através dos conceitos “espaço em obra”, “espaço da obra” e “espaço do mundo em comum”, Tassinari procura compreender os desenvolvimentos da espacialidade moderna no século XX. A partir das ideias de Tassinari, este artigo busca assimilar a intenção de Oiticica em proporcionar imersões na espacialidade de sua obra. Considera, ainda, uma breve contextualização de sua produção no cenário nacional e internacional de seu tempo.