-
Contexto da contribuição de Cândido Aragonez de Faria na modernização das diagonais barrocas||Contexto de la contribución de Cândido Aragonez de Faria em la modernización de las diagonales barrocas||The context of Cândido Aragonez de Faria’s contribution to the modernization of the baroque diagonals
- Voltar
Metadados
Descrição
This is a study on the life and work of Cândido Aragonez de Faria, emphasizing his contribution to the modernization of baroque diagonals, as a communication resource of sequential graphic narrative. He contributed to Brazilian and Latin American journalism, with impeccable polyglot text and images of rare expression, took the irreverence, the beauty and the humor of his art to the advertisements of Paris from the Belle Époque. His performance, always pioneering and unprecedented, placed him among the best cartoonists and illustrators of the world in his time. However, today Brazil has obscured his memory and France has taken him as an artistic heritage, guarded by the Louvre Museum and the National Library. The retrieval of his memory is important in order to retake the Brazilian identity of his work and to open possibilities for the improvement of Baroque composition applied to sequential graphic narratives, to guarantee the improvement of digital media in the 21th century.||Estudo sobre a vida e obra de Cândido Aragonez de Faria, enfatizando sua contribuição na modernização das diagonais barrocas, como recurso de comunicação da narrativa sequencial gráfica. Contribuiu para o Jornalismo brasileiro e latino-americano, com impecável texto poliglota e imagens de rara expressão, levou a irreverência, a beleza e o humor de sua arte às propagandas de Paris da Belle Epoche. Sua atuação, sempre pioneira e inédita, o colocou entre os melhores chargistas e ilustradores do mundo em sua época. No entanto, o Brasil da atualidade obnubilou sua lembrança e a França o tem para si como um patrimônio artístico, custodiado pelo Museu do Louvre e pela Biblioteca Nacional. O resgate de sua memória é importante, para retomar a identidade brasileira de seu trabalho e abrir possibilidades de aprimoramento da composição barroca aplicada às narrativas sequenciais gráficas, como recurso de aprimoramento das mídias impressas e digitais no séc. XXI.||Estudio sobre la vida y la obra de Cândido Aragonez de Faria, destacando su contribución en la modernización de las diagonales barrocas, como recurso comunicativo de narrativa gráfica secuencial. Contribuyó al periodismo brasileño y latinoamericano, con textos políglotas impecables e imágenes de rara expresión, llevó la irreverencia, la belleza y el humor de su arte a los anuncios de París de la Belle Époque. Su actuación, siempre pionera y sin precedentes, lo colocó entre los mejores dibujantes e ilustradores del mundo en su época. Sin embargo, Brasil hoy ha oscurecido su memoria y Francia lo tiene como patrimonio artístico, custodiado por el Museo del Louvre y la Biblioteca Nacional. La recuperación de su memoria es importante para retomar la identidad brasileña de su obra y para abrir posibilidades de mejora de la composición barroca aplicada a narrativas gráficas secuenciales, para garantizar la mejora de los medios digitales en el siglo XXI.
ISSN
2316-9826
Periódico
Autor
Bari, Valéria Aparecida | Rodrigues, Raul Felipe Silva
Data
31 de outubro de 2018
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/143998 | 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2018.143998
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Valéria Aparecida Bari, Raul Felipe Silva Rodrigues
Fonte
Literartes; Vol. 1 Núm. 8 (2018): Dossie: Histórias em Quadrinhos | Literartes; v. 1 n. 8 (2018): Dossie: Histórias em Quadrinhos | 2316-9826
Assuntos
Jornalismo no Brasil | Narrativa Sequencial Gráfica no Brasil | História do Cinema. | Periodismo en Brasil | Narrativa Secuencial Gráfica en Brasil | Historia del Cine. | Journalism in Brazil | Graphic Sequential Narrative in Brazil | Cinema's history.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion