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CONTRA-EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE ÉTICA E EDUCAÇÃO
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Metadados
Descrição
O artigo visa estabelecer nexos conceituais entre educação e ética a partir de uma reflexão sobre teoria e prática, pensamento e ação. Pretende mostrar que esta relação vai além de uma fundamentação teórica estanque, colocando-se ela mesma como construção movida por um impulso ético. Neste sentido, este artigo guarda sua própria teoria e quer manifestar a importância da auto-compreensão prática das teorias éticas, assim como das teorias da educação.
Na intenção de fundamentar a relação entre teoria e prática, o artigo dialoga com as teorias de alguns autores que se ocuparam da questão relativa ao papel social da educação, tais como István Mészárós e Humberto Maturana. O tema da educação como ética implica o da educação como emancipação que se tornou conhecido a partir dos textos de Theodor Adorno. O caminho para o despertar de uma educação como ética passa pela crítica do discurso capaz de colocar em cena a importância do diálogo. A intenção última desse artigo é, portanto, favorecer a construção de um conceito de educação como ética a partir da ideia de diálogo como emancipação, enquanto repropõe a emancipação como princípio e método próprios da educação. Neste contexto, está em análise o posicionamento da educação como discurso, como prática de conservação, contra o qual é preciso propor hoje a hipótese prática de uma contra-educação.
O desenvolvimento da expressão contra-educação se apresenta aqui em seus sinais ainda iniciais. No entanto, deseja-se com ela, apontar para a abertura de uma discussão necessária no campo da educação.
ISSN
1809-8207
Periódico
Autor
Tiburi, Marcia
Data
29 de janeiro de 2014
Formato
Idioma
Fonte
Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207; v. 10 n. 1 (2013): Colloquium Humanarum. DOI: 105747/ch.2013.v10.n1 | 1809-8207
Assuntos
ética | discurso | diálogo | semi-formação | contra-educação
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado por pares