Descrição
Abordar a temática da intercultura no contexto da formação de professores para a educação infantil no interior do curso de pedagogia é, sem dúvida, um grande desafio. A lógica multifacetada das áreas de ensino (as chamadas “disciplinas escolares”) e a natureza unidimensional com que os currículos e programas são organizados, além de não contemplarem questões que hoje são prementes para a qualidade em educação infantil, também dificultam que se avance para uma concepção em que a criança seja o foco do projeto educativo. Dito de outro modo, a reificação das concepções educativas em que o foco é o ensino, o produto, o coletivo, a estrutura institucional é resultado da presença, às vezes invisível, de uma perspectiva homogeneizadora do currículo, centrada nas inflexíveis bases disciplinares, que imprimiu e imprime referenciais marcadamente padronizadores para a educação da criança. É como se houvesse uma “imagem da alteridade” – no caso da criança – predeterminada e padronizada, impedindo que se veja e se atue pedagogicamente a partir das marcas culturais, sociais e historicamente constituídas e em constituição, com as quais se interage nos espaços educativos.