-
Contribuições da rítmica de Dalcroze à preparação do colaborador musical||Dalcroze eurhythmics and the education of collaborative musicians
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente artigo, pautado na pesquisa da obra de Émile Jaques-Dalcroze, trata das contribuições que sua Rítmica pode vir a oferecer à preparação do pianista, com foco na colaboração musical, à medida que tem por objetivos a superação de arritmias, automatismos e a integração entre o corpo e a audição, bem como o desenvolvimento da escuta e da criatividade. Para isso, são delineadas as particularidades dessa atuação artística, tomando como principal referência teórica a obra de Martin Katz. Entende-se que essas contribuições podem, do mesmo modo, ser aplicadas a outros instrumentistas que se dedicam à música de câmara, pelas suas semelhanças performáticas, no que diz respeito especialmente à necessidade de perceber e corresponder musicalmente ao outro em uma interpretação conjunta.||Based on a research into Émile Jaques Dalcroze's work, this paper deals with the contributions that his Eurhythmics can offer to the collaborative pianist’s education, once this method aims at developing skills for overcoming “arrhythmias” and automatisms and for promoting body and hearing integration. To this purpose, it is necessary to point out some particularities of the specialized field of musical collaboration and here Martin Katz’s thought proves to be of great theoretical importance. These contributions can also apply to other instrumentalists dedicated to chamber music, given their similarities to the pianists in the fabric of a performance, especially in what concerns the need of fitting in with the partners and giving musical responses in ensemble playing.
ISSN
2447-7117
Periódico
Autor
Berg, Silvia | Nicoletti, Daniela Amaral Rodrigues
Data
13 de setembro de 2018
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/revistadatulha/article/view/148894 | 10.11606/issn.2447-7117.rt.2018.148894
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Silvia Maria Pires Cabrera Berg
Fonte
Revista da Tulha; Vol. 4 Núm. 1 (2018); 138-161 | Revista da Tulha; v. 4 n. 1 (2018); 138-161 | Revista da Tulha; Vol. 4 No. 1 (2018); 138-161 | 2447-7117
Assuntos
musical collaboration | musical pedagogy | eurhythmics | musical performance | chamber music | colaboração musical | pedagogia musical | rítmica dalcroze | performance musical | música de câmara
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion