-
Contribuições das trajetórias de formação docente para a inclusão do aluno com deficiência visual
- Voltar
Metadados
Descrição
RESUMO
O presente artigo analisa as contribuições da trajetória de formação dos professores diante dos desafios da inclusão dos alunos com deficiência visual na rede regular de ensino. As questões surgiram a partir do trabalho realizado nas escolas municipais da cidade de Teresópolis e focalizam a formação inicial, continuada e o Atendimento Educacional Especializado Itinerante em Deficiência Visual (AEEI-DV). O referencial teórico fundamenta-se na abordagem (auto)biográfica de pesquisa e formação, com ênfase na escuta das narrativas dos professores a respeito de suas experiências com os alunos com deficiência visual, buscando identificar como são construídas estratégias para enfrentar os desafios da prática educativa no cotidiano da escola regular, bem como promover autorreflexão sobre o fazer pedagógico, constituindo-se essa experiência em processo formativo para os participantes. A metodologia tomou como caminhos de trabalho: aplicação de questionário fechado, entrevistas narrativas semiestruturadas, diário de pesquisa com os registros da observação participante e das experiências formativas vivenciadas durante o processo e estudo documental. O corpo do artigo apresenta a proposta da pesquisa, os aparatos legais do campo da formação de professores, na perspectiva da educação inclusiva, e o estudo de material construído ao longo da pesquisa a partir da análise temática de conteúdo. Os resultados indicam que a formação em espaços formais e informais, quando associadas a experiências do cotidiano da escola, constituem indicativos do modo como o professor desenvolve as estratégias pedagógicas inclusivas e que o AEEI-DV se apresenta como apoio técnico ao processo inclusivo desses alunos.
ISSN
2238-1279
Autor
Aracy Cristina Kenupp Bastos Marcelino; Prefeitura Municipal de Teresópolis RJ | Ines Ferreira de Souza Bragança; Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Data
30 de julho de 2017
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 14, No 35 (2017); 57-73
Tipo
Avaliado por Pares