-
Contributo para a geodesia das culturas da infância: brincadeiras na latitude 0° e 41°||Contributions to childhood culture’s geodesy: playing at 0° end 41° latitude||Contribución a la geodesia de las culturas infantiles: juegos en latitud 0° y 41°
- Voltar
Metadados
Descrição
Uma exposição fotográfica sobre as brincadeiras das crianças de São Tomé e Príncipe (latitude 0°) e as brincadeiras das crianças de Portugal (latitude 41°) são o mote para refletir sobre a promoção universal Direito a BRINCAR e a plena participação cultural das crianças nas suas sociedades, expressos nos nº 1 e 2 do artigo 31º da Convenção dos Direitos da Criança de 1989, respetivamente. Na análise das brincadeiras dessas crianças, é possível o (re) conhecimento dos lugares a partir dos quais as crianças vêm o mundo e atribuem significado ao que as rodeia. Ou seja, o mapeamento dos tempos, lugares e das formas como se cruzam o mundo adulto e o mundo infantil ou como são constituídas as culturas da infância. Aqui se sugere que proclamar, respeitar e promover o direito universal da criança a brincar só terá sentido se todos os esforços para a concretização desse direito se basearem na ideia de localização das brincadeiras das crianças.||A photographic exhibition about São Tomé and Príncipe children’s play (latitude 0°) and the play of children from Portugal (latitude 41°) is the motto to reflect on the promotion of the Universal Right to play and the full cultural and social participation of children, expressed in Article 31 (number 1 and 2) of the 1989 Convention on the Rights of the Child, respectively. Analysing children’s play it was possible to recognize the places from which children see the world and give meaning to their surroundings. That is, the mapping of time, place, and the way in which are intersect the adult and the child’s world and constituted childhood’s cultures. Proclaiming, respecting and promoting children’s universal right to play, this article suggests, only makes sense if all these efforts are based on the idea of locating children’s play.||Una exposición fotográfica sobre el juego de niños de Sao Tomé y Príncipe (latitud 0°) y el juego de niños de Portugal (latitud 41°) es el lema para reflexionar sobre la promoción universal del derecho al juego y la plena participación cultural de los niños en la sociedad, expresadas en el Artículo 31 (números 1 y 2) de la Convención sobre los Derechos del Niño de 1989, respectivamente. En el análisis del juego de estos niños, es posible (re) conocer los lugares de donde los niños ven el mundo y dar significado a su entorno. Es decir, el mapeo de los tiempos, lugares y las formas en que el mundo adulto y el mundo infantil se cruzan, o donde se constituyen las culturas de la infancia. En este artículo se sugiere que proclamar, respetar y promover el derecho universal de los niños a jugar solo tendrá sentido si todos los esfuerzos para realizar este derecho se basan en la idea de ubicación del juego de los niños.
ISSN
0104-7469
Periódico
Autor
Barra, Marlene | Pinto, Manuela Sampaio
Data
28 de julho de 2020
Formato
Identificador
http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/11436 | 10.5335/rep.v27i2.11436
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Marlene Barra, Manuela Sampaio Pinto | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista Espaço Pedagógico; v. 27 n. 2 (2020): INFÂNCIA E CIDADANIA; 459-480 | 2238-0302 | 0104-7469
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares