-
Corpo e educação: desconstruindo imagens para reconstruir pedagogias
- Voltar
Metadados
Descrição
Este texto objetiva discutir modos como determinadas imagens e visões dualistas do corpo foram perpetradas na tradição ocidental influenciando formas de compreender a construção de conhecimentos, a pedagogia e as relações professor – aluno, em diferentes processos educacionais. A imagem dualista corpo x alma, herdada da Grécia antiga e convertida na relação corpo x mente, na idade moderna, delineia a estruturação da cultura ocidental e muitas de suas epistemologias, metodologias e pedagogias. Em proximidade com abordagens da pesquisa qualitativa e em diálogo com os Estudos Culturais, este texto descreve, analisa e interpela imagens dualistas do corpo e os modos como elas podem se entremear em processos de ensino-aprendizado apregoando determinados discursos, conceitos e conhecimentos que acirram dicotomias e oposições entre corpo e mente, conhecimentos escolares e contexto sociocultural. A partir dos questionamentos às imagens e entendimentos dualistas de corpo apresentadas, são propostas outras visões como o neologismo corponectividade (RENGEL, 2007), a compreensão da filosofia na carne (LAKOFF; JOHNSON, 1999) e a teoria corpomídia (KATZ; GREINER, 2005). Com estas abordagens emergem proposições de imagens desestabilizadoras (SANTOS, 1996) capazes de fomentar posturas críticas e criativas na articulação de procedimentos pedagógicos em sintonia com a visão de educação estésica (DUARTE JÚNIOR, 2010) e, portanto, formas de educação que consideram o corpo, o prazer e os afetos como gestores de conhecimento.
ISSN
2238-1279
Autor
Odailso Sinvaldo Berte; Universidade Federal de Santa Maria | Raimundo Martins; Universidade Federal de Goiás
Data
31 de outubro de 2016
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 13, No 32 (2016); 307-326
Tipo
Avaliado por Pares